A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

"As pessoas gostam de dizer mal da Caixa"

Nuno Fernandes Thomaz, administrador da Caixa Geral de Depósitos (CGD), diz que as pessoas acusam a Caixa de não financiar a economia, o que é "um mito". O banco público "está à procura de empresas que querem crédito". Veja aqui o vídeo.

Rita Faria afaria@negocios.pt 17 de Maio de 2012 às 19:57
  • Assine já 1€/1 mês
  • 15
  • ...
“Estamos a viver um momento único, e a mudança é mais rápida e violenta do que alguma vez já foi. O mundo é hoje uma conjugação de imprevistos”, disse Nuno Fernandes Thomaz, administrador da CGD, na conferência “Internacionalização das PME”, promovida pelo ISCTE.

O administrador do banco do Estado prevê “grandes mudanças no sector financeiro”, e acredita que os bancos vão ser diferentes no futuro.

“Os bancos vão ser animais totalmente diferentes do que são hoje em dia. Os modelos de negócio vão ter de mudar drasticamente”, afirmou. “Se a banca continuar a ser o que era vamos ter anos muito complicados em termos de rentabilidade”.

De acordo com o responsável, uma das formas de atacar a erosão da margem financeira é atacar pelo do lado das taxas activas. “Não há economia forte sem banca forte. A banca tem de financiar empresas, continuar a dar crédito”.

“As pessoas gostam de dizer mal da Caixa, e dizem que a Caixa não financia a economia. Isso é um mito. Todos os grandes bancos reduziram drasticamente o crédito às empresas, no ano passado”, esclarece. “A caixa reduziu 0,6%, por isso não venham dizer que a Caixa não financia a economia. E graças a Deus está muito tranquila em termos de liquidez e procura empresas que querem crédito”.




Ver comentários
Saber mais Caixa Geral de Depósitos banca empresas
Mais lidas
Outras Notícias