Banca & Finanças Ricardo Salgado renuncia a cargo de "chairman" no BESI

Ricardo Salgado renuncia a cargo de "chairman" no BESI

O ainda CEO do BES apresentou a sua demissão do cargo de presidente do conselho de administração do Banco Espírito Santo de Investimento, refere um comunicado divulgado na CMVM.
Ricardo Salgado renuncia a cargo de "chairman" no BESI
Bruno Simão/Negócios
Negócios 01 de julho de 2014 às 23:23

Nas últimas semanas, o braço-de-ferro na cúpula familiar intensificou-se depois de Ricardo Salgado ter responsabilizado todos os ramos familiares pelas infracções na "holding" de topo do grupo, em entrevista ao Negócios. E a sucessão de notícias sobre os problemas do grupo foram a confirmação pública da guerra que se fazia nos bastidores.

 

Na semana passada, Ricardo Salgado, tal como se esperava, demitiu-se da presidência executiva do Banco Espírito Santo. A confirmação da sua saída foi oficializada na quinta-feira, 19 de Junho, após o fecho do mercado. Agora, a Assembleia-Geral do BES, marcada para 30 de Julho, colocará fim à gestão de 22 anos de Salgado à frente daquele que é actualmente o maior banco português.

 

Com o comunicado de hoje, Salgado anuncia também a sua saída do BESI, na qualidade de "chairman".

 

Recorde-se que, no passado dia 23 de Junho, José Maria Ricciardi, numa nota enviada às redacções, informou que ia concentrar-se na gestão do BESI e abandonar os restantes cargos desempenhados no Grupo Espírito Santo (GES).

 

Nessa mesma carta, Ricciardi garantiu que o fazia depois de ter chegado a ter o apoio da maioria dos membros do conselho superior do GES para liderar o braço financeiro do grupo.

 

A decisão de continuar à frente do BESI causou celeuma na família, já que Ricciardi anunciou a intenção de fazer um aumento de capital na instituição, do qual Salgado se quis distanciar, ao dizer que não era intenção do BES alterar a estrutura accionista da sua unidade de investimento.

 

(notícia actualizada às 00h17)




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI