Notícia
Roland Berger e Oliver Wyman vão auditar a banca espanhola
As consultoras Roland Berger e Oliver Wyman foram escolhidas pelo Ministério da Economia espanhol para avaliar, de forma independente, os activos da banca espanhola.
- Assine já 1€/1 mês
- 2
- ...

Roland Berger, da Alemanha, e Oliver Wyman, dos Estados Unidos, são as duas consultoras contratadas pelo Banco de Espanha, e que terão em mãos a missão de avaliar os activos da banca espanhola. As duas empresas têm até à segunda metade do mês de Junho para completar o trabalho.
O processo terá duas etapas. “Uma primeira será a avaliação geral dos balanços bancários, e da sua capacidade de resistência perante um cenário adverso”, explica o Ministério dirigido por Luís de Guindos. E para isto foram contratadas as empresas Roland Berger e Oliver Wyman.
Depois desta fase mais geral, o Ministério da Economia quer contratar, antes do final de Maio, três auditoras para realizar um “trabalho de campo”, que detalhe mais a fundo o nível de deterioração dos activos imobiliários, e se estão cobertos com as provisões adequadas.
De acordo com o governo espanhol, o resultado será conhecido “nos próximos meses”. O projecto será coordenado pelo secretário de Estado da Economia, Fernando Jiménez Latorre, com a ajuda do vice-governador do Banco de Espanha, Javier Aríztegui.
Recorde-se que as críticas feitas por Bruxelas ao banco central de Espanha, pelas falhas de supervisão no caso do Bankia, levaram o executivo de Rajoy a retirar à instituição a tarefa de avaliar o balanço dos bancos, e a atribuí-la a duas entidades independentes.