Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Roland Berger e Oliver Wyman vão auditar a banca espanhola

As consultoras Roland Berger e Oliver Wyman foram escolhidas pelo Ministério da Economia espanhol para avaliar, de forma independente, os activos da banca espanhola.

Rita Faria afaria@negocios.pt 21 de Maio de 2012 às 15:45
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
Num novo esforço para recuperar a confiança dos investidores, o governo espanhol anunciou hoje o nome dos organismos que serão responsáveis pela auditoria independente do sector financeiro do país vizinho.

Roland Berger, da Alemanha, e Oliver Wyman, dos Estados Unidos, são as duas consultoras contratadas pelo Banco de Espanha, e que terão em mãos a missão de avaliar os activos da banca espanhola. As duas empresas têm até à segunda metade do mês de Junho para completar o trabalho.

O objectivo desta iniciativa “é incrementar a transparência e dissipar definitivamente as dúvidas acerca da avaliação dos activos bancários em Espanha”, assegurou o Ministério da Economia, através de um comunicado citado pelo “El País”.

O processo terá duas etapas. “Uma primeira será a avaliação geral dos balanços bancários, e da sua capacidade de resistência perante um cenário adverso”, explica o Ministério dirigido por Luís de Guindos. E para isto foram contratadas as empresas Roland Berger e Oliver Wyman.

Depois desta fase mais geral, o Ministério da Economia quer contratar, antes do final de Maio, três auditoras para realizar um “trabalho de campo”, que detalhe mais a fundo o nível de deterioração dos activos imobiliários, e se estão cobertos com as provisões adequadas.

De acordo com o governo espanhol, o resultado será conhecido “nos próximos meses”. O projecto será coordenado pelo secretário de Estado da Economia, Fernando Jiménez Latorre, com a ajuda do vice-governador do Banco de Espanha, Javier Aríztegui.

Recorde-se que as críticas feitas por Bruxelas ao banco central de Espanha, pelas falhas de supervisão no caso do Bankia, levaram o executivo de Rajoy a retirar à instituição a tarefa de avaliar o balanço dos bancos, e a atribuí-la a duas entidades independentes.
Ver comentários
Saber mais Banco de Espanha banca Roland Berger Oliver Wyman
Outras Notícias