Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sabadell compra Caja de Ahorros del Mediterraneo por um euro

De acordo com o Banco de Espanha a adjudicação da Caja de Ahorros del Mediterraneo ao Sabadell conta com uma ajuda de 5.249 milhões de euros do Fundo de Garantia de Depósitos. Esta operação financeira é a mais cara da história de Espanha.

Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 08 de Dezembro de 2011 às 11:35
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
De acordo com o Banco de Espanha, o Sabadell aceitou ontem adquirir a Caja de Ahorros del Mediterraneo (CAM) pelo valor simbólico de um euro, escreve o “El País”. Para levar a cabo esta operação, o Sabadell conta com a ajuda do Fundo de Garantia de Depósitos (FGD) que contribui com 5.249 milhões de euros.

Segundo uma nota do Banco de Espanha, citada pelo jornal espanhol, o fundo de garantia ao injectar este montante nesta “caja” passa a detê-la em 100%. Sendo proprietário da totalidade desta entidade, o FGD vende-a ao Sabadell, por um euro.

Para além da injecção de capital, o fundo de garantia vai também desenvolver um programa de protecção de activos para esta “caja”. Segundo a mesma fonte, esta medida pressupõe que o FGD assuma 80% das perdas de uma “carteira de activos pré-determinada”, até 2021. Desta carteira constam créditos ligados ao sector imobiliário, assim como habitações detidas pelos bancos na sequência de créditos que não foram pagos.

Assim, e dado que o fundo de garantias vai ter de fazer face a activos tóxicos detidos por esta entidade, toda a verba disponível por este fundo vai ser utilizada nesta “caja”. O Fundo de Garantias de Depósitos, que é suportado pelo sector bancário espanhol, vai assim desembolsar 6.593 milhões de euros. Esta operação é a mais cara da história de Espanha, ultrapassando a transacção do Banesto, da Caja Castilla-La Mancha, Cajasur e Banco de Valencia, segundo o “El País”.

Entretanto, aos analistas, o Sabadell já fez saber que prevê aumentar em mil milhões de euros o seu capital na sequência desta aquisição. O banco revelou ainda que no final desta operação contará com um rácio “core tier 1” de 9%, cumprindo assim os requisitos da Autoridade Bancária Europeia .
Ver comentários
Saber mais Banco de Espanha Caja de Ahorros del Mediterraneo Fundo de Garantia de Depósitos Sabadell
Outras Notícias