Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Saída do mercado grego não será "tarefa simples" para BCP

A notícia foi avançada pelo jornal grego "Kathimerini" e, contactada pelo Negócios, fonte oficial do banco não quis comentar.

Raquel Godinho rgodinho@negocios.pt 08 de Agosto de 2012 às 09:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • 8
  • ...
O “Kathimerini” noticiou que o Banco Comercial Português (BCP) está entre os bancos europeus que pretende alienar as unidades na Grécia, o Millennium Bank, com o objectivo de sair do mercado grego.

“A unidade grega não é vista pelo grupo como fazendo parte das operações ‘core’ estando o banco, de acordo com a informação que foi sendo tornada pública nos últimos trimestres, a ‘explorar opções para reestruturar e reduzir a exposição ao mercado grego incluindo a participação no processo de consolidação do respectivo sector’”, lembra André Rodrigues, analista do CaixaBI.

O analista do Caixa BI ressalva, contudo, que “face à conjuntura actual no mercado grego e ao contexto da continuada crise de dívida soberana europeia, a concretização deste objectivo não se afigura como uma tarefa simples para a equipa de gestão do banco”.

O banco de investimento, salienta, na nota diária publicada esta quarta-feira, que a unidade grega do BCP fechou o primeiro semestre com um prejuízo acumulado de cerca de 52,2 milhões de euros.

A este valor acresce uma provisão de 450 milhões de euros que o banco constituiu para “riscos gerais” relacionados com a operação. Ou seja, no total, a perda da instituição liderada por Nuno Amado totaliza 502,2 milhões de euros, sublinha o Caixa BI.

Recorde-se que, nos primeiros seis meses do ano, o BCP obteve prejuízos de 544,3 milhões de euros, como consequência das imparidades relacionadas com a Grécia (502,2 milhões de euros).

O Caixa BI recomenda “comprar” as acções do BCP, as quais avalia em 0,40 euros. O banco segue inalterado nos 0,094 euros.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais BCP Nuno Amado Grécia Caixa BI Millennium Bank
Outras Notícias