Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

S&P corta "rating" do La Caixa e do Popular

A agência de "rating" prevê um ano "difícil" para os bancos espanhóis. O "rating" do La Caixa e do Popular foi revisto em baixa.

Edgar Caetano edgarcaetano@negocios.pt 22 de Fevereiro de 2011 às 18:30
A Standard & Poor’s cortou o “rating” do La Caixa para A+ de AA- e o do Popular para A de A-.

Ambos os bancos têm ligações a Portugal. O La Caixa é o maior accionista do BPI, ao passo que o Popular, além das operações no mercado português, tem em Américo Amorim um dos principais accionistas.

A agência de “rating”, que prevê um ano “difícil” para os bancos espanhóis, colocou ainda um “outlook” (perspectiva) “negativo” sobre o Bankinter (o “outlook” anterior era “estável”).

O sector bancário espanhol enfrenta um cenário de quebra na rentabilidade, nos volumes e “um acesso oneroso aos mercados interbancários de financiamento”, comenta a agência de “rating” norte-americana.

Além disso, a banca espanhola continuará a ser penalizada pelo “acumular contínuo, ainda que moderado, do crédito malparado”, alerta a S&P.

O malparado em Espanha aumentou em oito vezes desde o pico da bolha imobiliária, cujo colapso foi precipitado pela crise financeira de 2008. A taxa de desemprego em Espanha é superior a 20%.

Foi também reduzido o “rating” da Confederación Española de Cajas de Ahorros (CECA), a associação que aglutina as “cajas” (caixas de poupança) espanholas.


Ver comentários
Saber mais S&P rating bancos Espanha Bankinter Banco Popular La Caixa BPI
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio