Notícia
S&P corta "rating" do La Caixa e do Popular
A agência de "rating" prevê um ano "difícil" para os bancos espanhóis. O "rating" do La Caixa e do Popular foi revisto em baixa.
- 1
- ...

Ambos os bancos têm ligações a Portugal. O La Caixa é o maior accionista do BPI, ao passo que o Popular, além das operações no mercado português, tem em Américo Amorim um dos principais accionistas.
O sector bancário espanhol enfrenta um cenário de quebra na rentabilidade, nos volumes e “um acesso oneroso aos mercados interbancários de financiamento”, comenta a agência de “rating” norte-americana.
Além disso, a banca espanhola continuará a ser penalizada pelo “acumular contínuo, ainda que moderado, do crédito malparado”, alerta a S&P.
O malparado em Espanha aumentou em oito vezes desde o pico da bolha imobiliária, cujo colapso foi precipitado pela crise financeira de 2008. A taxa de desemprego em Espanha é superior a 20%.
Foi também reduzido o “rating” da Confederación Española de Cajas de Ahorros (CECA), a associação que aglutina as “cajas” (caixas de poupança) espanholas.