Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Santander compra participação maioritária em banco polaco por 4 mil milhões de euros

Prosseguindo uma estratégia agressiva de crescimento, o Grupo Santander regressa às compras, adquirindo ao Allied Irish Banks uma participação maioritária no polaco Bank Zachodni.

Pedro Carreira Garcia pedrogarcia@negocios.pt 10 de Setembro de 2010 às 16:14
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O Grupo Santander conseguiu superar as ofertas do BNP Paribas e do Fortis pela participação maioritária do polaco Bank Zachodni, detida anteriormente pela Allied Irish Banks.

O grupo bancário polaco PKO foi também um dos grandes derrotados nesta luta pelos 70% do Zachodni, apesar da proposta de compra ter sido apoiada pelo Estado polaco, detentor de 51% do banco, na tentativa de evitar que um dos seus maiores credores caísse nas mãos de investidores espanhóis.

A proposta de 4 mil milhões de euros plasmar-se-á no controlo pelo grupo espanhol de 70% do banco polaco, numa sequência de compras agressivas do Grupo Santander em diferentes mercados.

No mês passado, o Grupo Santander adquirira 318 balcões do Royal Bank of Scotland.

Já antes, o Santander encetara conversações para a fusão da sua operação nos Estados Unidos, o Sovereign Bank, com o grupo financeiro M&T, a par da aquisição de 3,3 mil milhões de euros de empréstimos automóvel concedidos nos Estados Unidos pelo britânico HSBC.

O Grupo Santander, diz o FT, tenta compensar o mau desempenho das suas operações domésticas com novas operações, neste caso num mercado emergente como o da Polónia, numa tentativa de diversificação do seu portfólio de activos.

As acções do Banco Santander sobem 0,35% para 9,96 euros.



Ver comentários
Outras Notícias