Notícia
Santander quer colocar 20% da unidade inglesa em bolsa
Lucros da operação deverão servir para comprar sucursais do Royal Bank of Scotland

Segundo avança o Financial Times, o valor é necessário para cumprir a compra de 318 unidades bancárias do Royal Bank of Scotland, depois das aquisições no Reino Unido do Abbey, da Alliance & Leicester e ainda de partes do Bradford & Bingley.
Os analistas citados pelo Financial Times dizem mesmo que é esperado que os investidores apoiem a operação liderada pela instituição espanhola na bolsa do Reino Unido. Tal deve-se ao facto de o número de acções bancárias britânicas para os investidores negociarem estar mais pequeno e também porque a divisão inglesa é uma das mais fortes do Santander.
No entanto, são avançadas alternativas para o caso de o processo não ir em frente, sendo que a principal é o uso da retenção de lucros. As fontes citadas pela publicação britânica esperam que, no fim de 2011, o Santander acumule 10 mil milhões de euros nesse indicador, e é nessa altura que o negócio deverá estar concluído.
É um valor que deverá ser suficiente para o objectivo indicado, pois a compra das 180 sucursais do banco britânico deverá ficar-se entre os 1,5 e os 1,8 mil milhões de libras, respectivamente 1,8 e 2,1 mil milhões de euros.