Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Santander revê em baixa previsões de lucro para 2010

O banco liderado por Emílio Botín prevê falhar os objectivos de lucro para 2010 devido ao crescimento do crédito malparado em Espanha.

Pedro Carreira Garcia pedrogarcia@negocios.pt 28 de Outubro de 2010 às 10:18
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
O mau desempenho das operações no país natal do Grupo Santander, a Espanha, provocou a revisão dos objectivos de lucro divulgados em Junho. Segundo a Bloomberg, o grupo financeiro falhará o objectivo de equiparar os lucros deste ano aos do ano passado, quando registara 8,94 mil milhões de euros.

O Santander foi penalizado pelo mau desempenho das suas operações em Espanha, apesar de ter iniciado uma estratégia de diversificação agressiva que se traduziu na compra do banco polaco Zachodny, e de variadas participações nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha.

Enquanto os lucros registaram subidas nas operações brasileira e britânica, o Santander ressentiu-se das novas regras do Banco de Espanha que forçaram o banco espanhol a por de parte 472 milhões de euros para precaver possíveis imparidades de activos.

O crédito malparado está a provocar uma diminuição substancial das margens de lucro dos bancos em Espanha, num país cuja bolha no imobiliário rebentou com estrondo, à semelhança dos Estados Unidos.

Se não fora o impacto da nova regra, o lucro teria sido, no terceiro trimestre, de 2,11 mil milhões de euros, segundo o Santander.

O Santander reportou que os lucros líquidos caíram para os 1,64 mil milhões de euros no terceiro trimestre, segundo a Bloomberg, quando no período homólogo os lucros registados pelo banco foram de 2,22 mil milhões de euros.

Ver comentários
Outras Notícias