Banca & Finanças Sondagem: Carlos Costa responsabilizado pelos custos do Banif para os contribuintes

Sondagem: Carlos Costa responsabilizado pelos custos do Banif para os contribuintes

Numa sondagem realizada pela Aximage para o Negócios e Correio da Manhã, o governador do Banco de Portugal surge como principal responsável pelos custos que o Banif vai ter para os contribuintes. Mas na CDU a principal responsabilidade é atribuída ao Governo de Passos Coelho.
Negócios 17 de janeiro de 2016 às 18:37
Carlos Costa, o governador do Banco de Portugal, é o principal responsável pela factura que o Banif vai ter junto dos contribuintes, de acordo com a sondagem da Aximage para o Negócios e o Correio da Manhã.

Quando questionados sobre quem é o principal responsável pelos contribuintes portugueses suportaram mais de dois mil milhões de euros pela resolução do Banif, a maior parte dos 602 entrevistados acredita ser Carlos Costa, o governador do Banco de Portugal. E esta resposta foi dada por quase metade dos inquiridos. 49,5% apontam o dedo ao governador, a quem é atribuída principal responsabilidade pelos inquiridos de qualquer das forças partidárias, com excepção dos comunistas que apontam o dedo ao Governo de Passos Coelho. 

Carlos Costa é também o principal responsável em todas as regiões  e em todas as faixas etárias. 

Se Carlos Costa é, no total dos inquiridos, referido como responsável em 49,5% dos casos, o Governo de Passos Coelho é apontado por 27% dos inquiridos como principal responsável. Já 6,1% considera ser a Comissão Europeia e os gestores e administradores do Banif recebem 4,9% das respostas.


Com menor responsabilidade, na óptica dos inquiridos, aparece o actual Governo de António Costa (4%) que nem mesmo nos votantes do PSD recebe responsabilidades. Aliás neste núcleo de inquiridos o Governo de Passos Coelho ainda recebe maior atribuição de responsabilidade que António Costa (8% versus 6,1%). E nos inquiridos que dizem votar no CDS a responsabilidade do Governo de Passos Coelho, com o qual o CDS tinha coligação, atinge os 33,2%, apenas 11 pontos abaixo dos 44% que atribuem responsabilidade ao governador. Ainda assim há forças políticas que atribuem mais responsabilidade ao governo da coligação, em particular no caso da CDU, para quem é mesmo o principal responsável (44,5%). Os que dizem votar na CDU são mesmo os que atribuem menor responsabilidade ao governador (39%).

A responsabilidade de Carlos Costa é atribuída transversalmente, em todas as regiões e em todos os "habitats".

Da mesma forma que é tanto para os homens como para as mulheres e para todos os grupos etários e de escolaridade.

O caso Banif deverá chegar a uma comissão de inquérito parlamentar, cuja criação vai ser discutida no Parlamento a 22 de Janeiro. Mas Mário Centeno e Carlos Costa vão ser ouvidos no Parlamento para darem explicações sobre o Banif antes dessa comissão. 
Sondagem Ficha técnica
Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.
Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 602 entrevistas efectivas: 289 a homens e 313 a mulheres; 59 no Interior Norte Centro, 78 no Litoral Norte, 100 na Área Metropolitana do Porto, 120 no Litoral Centro, 173 na Área Metropolitana de Lisboa e 72 no Sul e Ilhas; 105 em aldeias, 165 em vilas e 329 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.
Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido entre os dias 3 e 6 de Dezembro de 2015, com uma taxa de resposta de 85,3%.
Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 602 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" - a 95% - de 4,00%).
Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.



Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI