Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Testes de stress vão ser adiados para dar mais tempo à banca

Jornal alemão "Handelsblatt" avança que o "exame" ao sector financeiro, habitualmente realizado em Julho, vai ser adiado. Objectivo será dar mais tempo aos bancos para cumprirem as metas de rácios de capital.

Paulo Moutinho 12 de Janeiro de 2012 às 20:25
  • Partilhar artigo
  • ...
Citando um porta-voz da Autoridade Bancária Europeia (EBA na sigla inglesa), a publicação refere que os testes realizados à banca serão realizados mais tarde do que o habitual. Aponta para o Outono, e admite que nem sequer sejam levados a cabo este ano.

O teste será adiado para permitir aos bancos terem mais tempo para obterem novo capital e, assim, conseguirem cumprir com os requisitos mínimos exigidos pela EBA, diz o jornal “Handelsblatt”.

A EBA exige que o rácio “core Tier 1” da banca seja de, pelo menos, 9%. Foi isso que foi decidido pelos líderes europeus na última cimeira, de 26 de Outubro, sendo este reforço necessário para criar uma ‘almofada’ temporária que permita às entidades financeiras estar em melhores condições de enfrentar a situação de incerteza.

No caso da banca portuguesa, os testes de stress apontam para a necessidade de os bancos reforçaram em 3,718 mil milhões de euros os seus capitais de modo a acomodarem a desvalorização dos seus investimentos em títulos da dívida soberana, em particular portuguesa, a que estão mais expostos.

Ver comentários
Saber mais testes de stress EBA Draghi
Outras Notícias