Banca & Finanças Totta antecipa operações de consolidação em Portugal e está "atento" ao que se passa

Totta antecipa operações de consolidação em Portugal e está "atento" ao que se passa

O Santander não adianta se tem interesse em juntar-se a outras entidades mas adiantou estar "atento a tudo o que se passa no mercado". Sobre a fusão entre o BPI e BCP, Vieira Monteiro não comenta o que os bancos deram por terminado.
A carregar o vídeo ...
Diogo Cavaleiro 04 de agosto de 2015 às 15:04

O Santander Totta acredita que há margem para consolidação no mercado português. Se estará envolvido, não se sabe. Mas está a olhar para o que vai acontecendo. 

 

"Estamos atentos a tudo o que se passa no mercado", disse António Vieira Monteiro na conferência de imprensa de apresentação de resultados, onde foi revelado um aumento de 29,2% dos lucros no primeiro semestre.

 

Para Vieira Monteiro, Portugal vai assistir a mais fusões e aquisições no mercado nacional. "Achamos que as necessidades de rentabilidade e de capital vão levar, com certeza, a consolidação", justificou o líder do banco de direito português que pertence ao espanhol Santander.

 

"Atendendo à nossa dimensão e a posições que temos nos mercados 'core' [mais importantes para o grupo], estamos sempre atentos. É natural que estejamos atentos a tudo o que se venha a desenvolver", acrescentou ainda o responsável do Totta, sem especificar possíveis interesses.

 

Já na apresentação do primeiro trimestre, em Maio, Vieira Monteiro havia dito que poderia haver "outras oportunidades" para lá do Novo Banco – processo de aquisição do qual a instituição do espanhol Santander saiu sem entregar uma proposta vinculativa. O líder do Totta não quis falar sobre o processo, escudando-se em confidencialidade. 

 

Sobre o travão colocado pelo BPI a uma fusão com o BCP, precisamente uma operação de consolidação que se desenhava no mercado, Vieira Monteiro não quis falar: "Se os dois bancos entendem que não deve haver fusão, lá sabem as razões. Não me vou pronunciar".

 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI