Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Totta antecipa operações de consolidação em Portugal e está "atento" ao que se passa

O Santander não adianta se tem interesse em juntar-se a outras entidades mas adiantou estar "atento a tudo o que se passa no mercado". Sobre a fusão entre o BPI e BCP, Vieira Monteiro não comenta o que os bancos deram por terminado.

A carregar o vídeo ...
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 04 de Agosto de 2015 às 15:04
  • Assine já 1€/1 mês
  • 5
  • ...

O Santander Totta acredita que há margem para consolidação no mercado português. Se estará envolvido, não se sabe. Mas está a olhar para o que vai acontecendo. 

 

"Estamos atentos a tudo o que se passa no mercado", disse António Vieira Monteiro na conferência de imprensa de apresentação de resultados, onde foi revelado um aumento de 29,2% dos lucros no primeiro semestre.

 

Para Vieira Monteiro, Portugal vai assistir a mais fusões e aquisições no mercado nacional. "Achamos que as necessidades de rentabilidade e de capital vão levar, com certeza, a consolidação", justificou o líder do banco de direito português que pertence ao espanhol Santander.

 

"Atendendo à nossa dimensão e a posições que temos nos mercados 'core' [mais importantes para o grupo], estamos sempre atentos. É natural que estejamos atentos a tudo o que se venha a desenvolver", acrescentou ainda o responsável do Totta, sem especificar possíveis interesses.

 

Já na apresentação do primeiro trimestre, em Maio, Vieira Monteiro havia dito que poderia haver "outras oportunidades" para lá do Novo Banco – processo de aquisição do qual a instituição do espanhol Santander saiu sem entregar uma proposta vinculativa. O líder do Totta não quis falar sobre o processo, escudando-se em confidencialidade. 

 

Sobre o travão colocado pelo BPI a uma fusão com o BCP, precisamente uma operação de consolidação que se desenhava no mercado, Vieira Monteiro não quis falar: "Se os dois bancos entendem que não deve haver fusão, lá sabem as razões. Não me vou pronunciar".

 

Ver comentários
Saber mais Santander Santander Totta António Vieira Monteiro resultados
Mais lidas
Outras Notícias