Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ulrich: "Como é que se permitiu um crédito tão grande do BES ao BESA?"

O presidente do BPI não compreende "como é, do lado português, se permitiu um crédito tão grande do BES ao BESA". Fernando Ulrich diz que "ainda não há uma explicação plausível" para o facto de o BES ter um crédito de mais de 3.000 milhões ao banco angolano. E que foi por isso que foi necessário intervir no BES.

A carregar o vídeo ...
Maria João Gago mjgago@negocios.pt 27 de Outubro de 2014 às 16:11
  • Partilhar artigo
  • 25
  • ...

"Ainda não vi nenhuma explicação plausível sobre como é que, do lado português, se permitiu uma exposição de crédito tão grande do BES ao BESA durante tanto tempo". A crítica foi feita por Fernando Ulrich, presidente do BPI, na apresentação de resultados. No entanto, quando questionado sobre a actuação do Banco de Portugal neste tema em concreto, o banqueiro recursou fazer comentários.

 

"Houve uma enorme destruição de valor. Se não tivesse havido a situação do BESA, o BES ainda tinha conseguido seguir um caminho autónomo, sem precisar da resolução", defendeu Ulrich. Para o líder do BPI, não faz sentido que, "durante tanto tempo" o BES tenha tido um crédito ao BES Angola no valor de "metade dos capitais próprios do terceiro maior banco português".

 

Ulrich recusa mesmo classificar o empréstimo de 3.300 milhões de euros do BES ao BESA como um apoio de liquidez. "A informação pública mostra que em Dezembro de 2007, o BES tinha uma exposição de 25 milhões de dólares ao BESA. Em 2008, essa exposição subiu para 2.000 milhões de dólares e desde então foi sempre subindo e chegou a mais de 4.000 milhões de dólares em 2013, sem nunca baixar", descreveu o líder do BPI.

 

Para o banqueiro, "não se pode chamar a isto um apoio de liquidez, sobretudo quando o credor controla o banco" devedor. "Devemo-nos interrogar porque a factura vai ser paga pelos accionistas dos bancos portugueses", justificou Ulrich.

Ver comentários
Saber mais Fernando Ulrich BPI Banco de Portugal BES Angola BES banca
Outras Notícias