Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Vítor Gaspar: "Portugal será uma localização atraente para gente qualificada"

Ministro das Finanças marcou presença na inauguração do HUB Europa do banco francês BNP Paribas em Lisboa. Veja aqui o vídeo.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 17
  • ...
O BNP Paribas inaugurou hoje o seu novo "Hub" europeu de serviços, num investimento de 2,5 milhões de euros e que cria 70 novos postos de trabalho.

Na cerimónia em Lisboa, Vítor Gaspar citou os motivos que atraíram o banco francês para Portugal.

As medidas do governo para o aumento da competitividade da economia portuguesa foi uma das razões anunciadas pelo banco para reforçar a sua presença em Lisboa, disse o ministro citando o membro da direcção do BNP Paribas Portugal, Jean Lemierre.

“Portugal será uma localização atraente para investir, produzir e para gente qualificada”, disse o ministro das Finanças durante a apresentação do Hub Europa do BNP Paribas, citando o membro da direcção geral do BNP Paribas Portugal.

O ministro disse que o Governo tem "uma agenda agenda de transformação estrutural destinada a aumentar a competitividade da economia portuguesa e melhorar o ambiente empresarial no país. Desta forma, o executivo pretende "estimular a entrada de capital estrangeiro, quer por aquisição de empresas nacionais quer pela entrada de novos projeto", disse.

"Para aumentar a concorrência, o Estado irá reduzir a sua posição no sistema privado. Foram já eliminadas as 'golden share' e outros direitos especiais em empresas e anunciado o plano de privatizações", adiantou.

Outras medidas estratégicas para aumentar a competitividade passam por uma nova lei da concorrência e a liberalização do acesso às profissões reguladas.

No mercado trabalho, o executivo quer "reformular as políticas de indemnizações em caso de despedimento" e no sistema judicial pretende "acelerar os procedimentos dos tribunais, melhorar eficiência e facilitar acordos extra-judiciais", acrescentou Vítor Gaspar.

BNP Paribas quer continuar a investir em Portugal

O banco francês destaca que esta iniciativa tem como objectivo centralizar os pagamentos e recebimentos dos clientes do BNP Paribas CIB (Corporate Investment Banking) de nove países europeus, que terá a sua sede em Lisboa.

Durante a inauguração que decorreu hoje no edifício ART’s, no parque da nações, o membro da direcção do BNP Paribas em Portugal, Jean Lemierre, recordou que o BNP Paribas chegou cá, há três anos, com 350 colaboradores e que são, hoje, 1.500.

“É bom e queremos crescer”, disse o membro da direcção do BNP Paribas Portugal.

“Sentimo-nos bem-vindos neste país”, disse o Jean Lemierre, acrescentando que a qualidade dos recursos humanos e da regulação bancária foram alguns dos motivos que levaram o banco a querer localizar-se cá.

Ao falar na varanda do edifício que aloja alguns dos serviços do BNP Paribas, Jean Lemierre apontou na direcção do rio e acrescentou: "É sempre bom poder trabalhar num bom ambiente."



Ver comentários
Saber mais Vítor Gaspar BNP Paribas
Mais lidas
Outras Notícias