Banca & Finanças Vieira Monteiro junta-se a Ulrich e Amado e elogia Carlos Costa

Vieira Monteiro junta-se a Ulrich e Amado e elogia Carlos Costa

Questionado sobre se Carlos Costa deve ser reconduzido na liderança do Banco de Portugal, o presidente do Totta faz um balanço "positivo" da actividade do governador do banco central.
Vieira Monteiro junta-se a Ulrich e Amado e elogia Carlos Costa
Pedro Elias/Negócios
Maria João Gago 06 de maio de 2015 às 13:25

"O balanço que fazemos da actividade do governador é positivo", defendeu António Vieira Monteiro esta quarta-feira, 6 de Maio, na conferência de apresentação de resultados do banco que lidera, o Santander Totta.

 

Esta foi a resposta do presidente da sucursal portuguesa do banco espanhol quando questionado sobre se Carlos Costa deve ser reconduzido no Banco de Portugal. O mandato do governador termina este ano.  

 

A avaliação está em linha com a posição defendida por Fernando Ulrich e Nuno Amado. O presidente do BPI disse, na semana passada, que é "uma opção muito válida a renovação do mandato do governador do Banco de Portugal". "Não vejo porque é que o governador do Banco de Portugal tem de mudar", afirmou Ulrich.

 

Nuno Amado falou, esta semana, no mesmo sentido: "Globalmente, deu um contributo muito importante ao sector financeiro". "Creio que, pelos últimos meses, não se está a dar o devido valor ao que foi feito no caso do BES. Não era nada óbvio nem fácil", acrescentou.

 

As declarações dos banqueiros são feitas pouco depois de divulgado o relatório final da comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES, que deixa críticas à actuação do regulador do sector financeiro, nomeadamente por ter sido pouco "assertivo" na relação com Ricardo Salgado.

 

No âmbito do caso BES, Carlos Costa aplicou uma medida de resolução ao Banco Espírito Santo, que acaba por colocar no fundo de resolução da banca o ónus da capitalização do banco de transição (Novo Banco) - que pediu um empréstimo de 3,9 mil milhões dos 4,9 mil milhões de euros injectados no Novo Banco ao Tesouro. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI