Banca & Finanças Vitor Constâncio esteve na reunião que formalizou 'luz verde' a Berardo

Vitor Constâncio esteve na reunião que formalizou 'luz verde' a Berardo

Ex-governador do Banco de Portugal foi a reunião de 28 de Agosto de 2007 que aprovou a ata sobre o BCP, um mês depois de ter recebido Joe Berardo.
Vitor Constâncio esteve na reunião que formalizou 'luz verde' a Berardo
Negócios 18 de junho de 2019 às 08:31
Vítor Constâncio recebeu José Berardo no dia 26 de Julho de 2007, e na agenda estava, entre outros temas, o pedido para se assumir como um dos principais acionistas particulares do BCP. Um mês depois, a 28 de agosto, Constâncio participa no conselho de administração do Banco de Portugal que aprova a ata da reunião anterior, sem se opor ao pedido de reforço da posição qualificada da Fundação José Berardo. A notícia é avançada pelo Público desta terça-feira, 18 de Junho.

Foi depois dessa reunião, ainda no mesmo dia, que o BdP emitiu uma nota a dar luz verde para o investidor aumentar a sua posição no BCP. 

Vítor Constâncio, que regressa nesta terça-feira à comissão de inquérito parlamentar sobre a Caixa Geral de Depósitos, teve assim oportunidade para se opor à subida de participação de Berardo no BCP, sustentada por um crédito de 350 milhões dado pela Caixa. Mas não o fez. 

A abertura desse crédito em conta-corrente, celebrado em maio de 2007, tinha como garantia ações cotadas, o que tornou a operação financeira de risco, dando o sinal de que Berardo não dispunha de recursos próprios para fazer face ao serviço da dívida, escreve o Público.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI