Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Vítor Gaspar é o único que ainda não confirmou ida ao inquérito Banif

Dia 29 começam as audições da comissão de inquérito ao Banif. Há já sete nomes confirmados. Mas o ex-ministro, que só respondeu à comissão do BES por escrito, ainda não confirmou a sua presença.

Bruno Colaço/Correio da Manhã
Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 22 de Março de 2016 às 13:34
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O ex-ministro das Finanças Vítor Gaspar é o único dos oito primeiros inquiridos convocados pelos deputados que ainda não confirmou a presença na comissão parlamentar de inquérito ao Banif.

 

O agora líder do departamento de estudos orçamentais do Fundo Monetário Internacional (FMI) foi chamado pelos grupos parlamentares para falar do seu período enquanto titular das Finanças entre 2011 e 2013, precisamente o período em que o Governo decidiu que o Estado iria injectar 1,1 mil milhões de euros no banco.

 

Com audição marcada para 5 de Abril, Vítor Gaspar ainda não deu conta se irá responder às perguntas dos deputados, confirmou o presidente da comissão de inquérito, o comunista António Filipe, esta terça-feira, 22 de Março.

 

"As audições programadas estão confirmadas. Só não está confirmada a reunião com Dr. Vítor Gaspar, que vive fora do país", declarou o deputado. As primeiras oito audições agendadas – a antigos gestores, ministros e reguladores  - vão acontecer com Joaquim Marques dos Santos (o sucessor de Horácio Roque à frente do Banif, em 2010) a ser o primeiro a comparecer na comissão, no próximo dia 29 de Março.

 

Vítor Gaspar também foi chamado à comissão parlamentar de inquérito ao BES e ao GES e também nessa altura, apenas ano e meio depois de ter saído do Governo, optou por responder por escrito às dúvidas dos deputados.

Tome nota Calendarização das audições Joaquim Marques dos Santos – 29 de Março, 9:30
Jorge Tomé – 29 de Março, 15:00
Luís Amado – 30 de Março, 15:00
António Varela – 31 de Março, 17:30
Vítor Gaspar – 5 de Abril, 9:30 (ainda não confirmada)
Carlos Costa – 5 de Abril, 15:00
Maria Luís Albuquerque – 6 de Abril, 17:30
Mário Centeno – 7 de Abril, 17:30
Ver comentários
Saber mais FMI Dr. Vítor Gaspar Jorge Tomé Luís Amado Banif Maria Luís Albuquerque Mário Centeno economia (geral) economia negócios e finanças banca parlamento
Mais lidas
Outras Notícias