Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Zona Euro pode acordar empréstimos de 150 mil milhões de euros através do FMI

Os responsáveis da Zona Euro podem alcançar hoje um acordo que permita a atribuição de 150 mil milhões de euros em empréstimos através do Fundo Monetário Internacional.

Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 08 de Dezembro de 2011 às 12:43
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
De acordo diplomatas da Zona Euro, citado pela Bloomberg, os chefes de Governo e de Estado do euro podem chegar hoje a um entendimento sobre a atribuição de 150 mil milhões de euros em empréstimos aos países via Fundo Monetário Internacional (FMI).

O responsável adiantou ainda que estava optimista que, através deste acordo seja também possível atribuir esses empréstimos através dos bancos centrais. Esta medida, a confirmar-se, poderá também permitir assim obter mais 50 mil milhões de euros através dos 10 países, dos 27, que não estão no euro. A confirmar-se que do encontro de hoje sai essa decisão, esta vai ao encontro das notícias que foram avançadas na semana passada.

Na última sexta-feira, o FMI confirmou que os bancos centrais da Zona Euro poderem conceder crédito aos Estados-membros da Zona Euro através do Fundo.

“O Fundo Monetário Internacional vai precisar de mais recursos se a crise [da Zona Euro] se intensificar. Esse dinheiro pode, de facto, provir dos bancos centrais dos países membros do FMI”, declarou Gerry Rice, porta-voz do FMI, citado pela Bloomberg.

“Na realidade, esses bancos centrais já estão a emprestar dinheiro ao Fundo, nos termos dos novos acordos bilaterais e de concessão de crédito assinados desde 2009”, acrescentou.
A proposta europeia de os bancos centrais da Zona Euro poderem emprestar aos Estados-membros da união monetária através do FMI, a avançar, pode permitir a atribuição de crédito até 200 mil milhões de euros, referia a Bloomberg na semana passada, citando duas fontes conhecedoras do processo.

No encontro do Ecofin da semana passada os ministros das Finanças da Zona Euro terão acordado a elaboração de um plano neste sentido, afirmaram fontes, que pediram anonimato.
Ver comentários
Saber mais Zona Euro fmi empréstimos
Outras Notícias