Comércio Cronologia: As parcerias e "desparcerias" de Isabel dos Santos com a Sonae

Cronologia: As parcerias e "desparcerias" de Isabel dos Santos com a Sonae

Isabel dos Santos e a Sonae mantêm a parceria para as telecomunicações, como principais accionistas da Nos. Mas romperam a parceria para a distribuição em Angola.
Cronologia: As parcerias e "desparcerias" de Isabel dos Santos com a Sonae
Miguel Baltazar/Negócios

Junho de 2009

Uma visita reveladora. A revista Focus publicou, em Junho de 2009, fotografias de Isabel dos Santos, acompanhada pelo marido, Sindika Dokolo, e por gestores da Sonae, a visitar o interior de um hipermercado Continente. Essa visita foi entendida como um sinal do interesse da empresária no negócio do retalho alimentar.

 

15 de Abril 2011

É oficializada a parceria entre Isabel dos Santos e o grupo Sonae. Num comunicado enviado à imprensa, a Sonae anuncia ter celebrado com a Condis "uma parceria estratégica com o objectivo de desenvolverem em conjunto uma rede de hipermercados em Angola". No documento, o grupo explica que "o acordo concretizar-se-á pela criação de uma parceria cujo capital é detido em 51% pela Condis e em 49% pela Sonae, em que as decisões relevantes são partilhadas, cabendo à Sonae a gestão operacional". O grupo sublinhava que "a parceria insere-se no quadro de desenvolvimento estratégico definido para a Sonae, aportando uma oportunidade de crescimento internacional muito relevante ao mesmo tempo que permite o reforço da diversificação do estilo de investimento".


1 de Outubro de 2012

O grupo Continente Portugal/Angola assinou em Luanda um contrato de investimento com a Agência Nacional de Investimento Privado (ANIP), no valor de 102,9 milhões de dólares (79,6 milhões de euros). Vasco Rites, representante do grupo, disse no final da cerimónia de assinatura do contrato que o projecto prevê a abertura de cinco grandes superfícies.


14 de Dezembro de 2012
 
Zon e Optimus avançam para fusão. A Sonaecom e Isabel dos Santos anunciaram o acordo para promover junto das administrações da Zon e Optimus a fusão. Isabel dos Santos tinha, então, 28,8% da Zon.

 

19 de Dezembro de 2012 
Zon inicia negociações formais com Optimus para aprovar fusão e administração da Optimus apoia "sem reservas" fusão com a Zon. Os conselhos de administração das duas empresas aprovam iniciar negociações formais com vista à fusão. 

 

26 de Dezembro de 2012
Constituição da Zopt, veículo conjunto de Isabel dos Santos e Sonaecom. Cada parte ficou com 50% da Zopt. A sociedade veículo ficou com Ângelo Paupério e Cláudia Azevedo, pela Sonaecom, na administração e Isabel dos Santos e Mário Leite da Silva pelos interesses angolanos.

 

7 de Março de 2013 
Assembleia-Geral da Zon e da Optimus aprovam fusão.

 

26 Agosto de 2013
A Autoridade da Concorrência aprova fusão entre Zon e Optimus.

 

27 Agosto de 2013
O registo da fusão da Zon com a Optimus marca o princípio de uma nova empresa.

 

1 Outubro de 2013
Assembleia-geral para nomear os novos órgãos sociais da Zon. Miguel Almeida passa a ser o CEO da nova empresa. Isabel dos Santos sinaliza o seu envolvimento nesta sociedade conjunta ao comparecer na assembleia-geral.

 

2 Março de 2014
Miguel Almeida apresenta plano estratégico da Zon Optimus para o futuro.

 

16 Maio de 2014
A Zon Optimus lança nova marca, Nos.

 

20 Junho de 2014
A Zon Optimus SGPS dá lugar a Nos SGPS, mudança aprovada em assembleia-geral.

25 de Fevereiro de 2015

É noticiado que dois quadros de topo da Sonae, João Paulo Seara e Miguel Osório, haviam sido contratados por Isabel dos Santos. O primeiro era o director executivo do projecto da Sonae para Angola e o segundo era membro executivo da Sonae SR. Na altura, segundo o jornal Público, a Sonae acusou os dois quadros de terem tomado "decisões de extrema gravidade e deslealdade", estando a partir de então "suspensos ou demitidos".

15 de Março de 2015

Paulo Azevedo, CEO da Sonae, afirmou durante a apresentação de resultados da empresa que não tinha "confirmação nem desmentido" dos parceiros angolanos, do universo Isabel dos Santos, acerca da contratação de João Paula Seara e Miguel Osório, dois quadros de topo da sociedade da Maia, que tinham informações relevantes sobre a implementação do projecto do Continente em Angola. E disse aguardar explicações do parceiro. 


27 de Setembro de 2015
O Negócios avança que a parceria entre Isabel dos Santos e a Sonae para Angola terminou

28 de Setembro de 2015

Isabel dos Santos anuncia nova estratégia para os hipermercados em Angola, denominados Candando.  





pub

Marketing Automation certified by E-GOI