Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Distribuição pede mediação para negociação do contrato coletivo de trabalho

A associação do setor da distribuição pediu a mediação do Governo para desbloquear as negociações do contrato coletivo de trabalho, que se arrastam há 20 meses.

Miguel Baltazar/Negócios
Lusa 12 de Dezembro de 2019 às 17:01
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) divulgou esta quinta-feira que pediu a mediação para a negociação do contrato de coletivo de trabalho, tendo em conta a "indisponibilidade negocial dos sindicatos e a "pouca razoabilidade" das propostas.

Em comunicado, a APED refere que "solicitou ao Ministério do Trabalho a mediação do contrato coletivo de trabalho do setor", já que depois de quase dois anos (20 meses) "de processo de conciliação" e considera que "a posição das associações sindicais dificulta a continuidade das negociações".

De acordo com a entidade, "a indisponibilidade negocial dos sindicatos e a pouca razoabilidade das propostas sindicais torna difícil o diálogo e levou a APED a solicitar um patamar de conversações mais eficaz".

A APED aponta que "a falta de razoabilidade das propostas sindicais, nomeadamente a mais recente apresentada pelos sindicatos ligados à CGTP e onde se propunham aumentos salariais da ordem dos 20%, torna difícil um entendimento com os sindicatos".

Garante que se mantém "disponível para dialogar", salientando que "ao longo do processo negocial alterou sucessivamente a sua proposta de revisão do contrato, sempre numa perspetiva de aproximação à proteção dos interesses dos trabalhadores, entre os quais se conta a conciliação entre a vida profissional e familiar".

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição "continua a valorizar e a estar empenhada em encontrar uma base de entendimento com as associações sindicais que permita a celebração de um acordo de revisão do contrato e, por isso, acredita que se justifica elevar a negociação a um patamar que permita que o processo seja mais eficaz, utilizando para isso um instrumento previsto na lei".
Ver comentários
Saber mais Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição APED trabalho sindicatos retalho contratação coletiva mediação
Outras Notícias