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Exportações de relógios suíços em queda devido à chegada dos "smartwatches"

As exportações de relógios suíços registaram a primeira queda anual dos últimos seis anos. A culpa é da chegada dos "smartwatches", diz a indústria.

André Vinagre andrevinagre@negocios.pt 26 de Janeiro de 2016 às 10:15
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A exportação de relógios suíços registou uma queda de 3,3% durante o ano de 2015, após um aumento de 1,9% no ano anterior, revelou a Federação da Indústria de Relógios Suíços esta terça-feira, 26 de Janeiro, através de um comunicado publicado no seu site.

 

A organização diz que a queda das exportações de relógios suíços chegou mesmo aos 3,8% no mês de Dezembro. Os relógios entre os 200 e os 500 francos suíços (entre 181 e 454 euros) foram os que mais sentiram a crise na indústria, com as exportações a decrescerem 15% no mês de Dezembro.

 

A Federação da Indústria de Relógios Suíços aponta várias causas para a crise no sector: a queda dos mercados financeiros, o facto de haver menos turistas asiáticos a comprarem relógios na Europa e, principalmente, a chegada dos "smartwatches", que obriga as empresas a competir directamente com a Apple e outras fabricantes deste tipo de relógios. A chegada destes "relógios inteligentes" já obrigou a que marcas como a Montblanc e a Tag Heuer introduzissem funções electrónicas nas suas peças.

 

"O segmento entre os 200 e os 500 francos sempre encontrou muita competição, por exemplo de marcas de moda. Estes relógios tiveram ainda mais competição no ano passado, com a ascensão dos 'smartwatches'", diz Patrik Schwendimann, analista da Zuercher Kantonalbank, citado pela Bloomberg.

 

Já em Outubro, a indústria tinha registado um decréscimo nas exportações no terceiro trimestre do ano, com as exportações a caírem 7,2% comparativamente ao mesmo período do ano anterior.

 

Contudo, a Bloomberg escreve esta terça-feira que a previsão dos seus analistas é de que a indústria cresça 2% durante este ano.

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