Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Dono da Makro e da Media Markt mais que triplica lucros

O grupo alemão Metro, proprietário de várias cadeias de distribuição, obteve lucros de 127 milhões de euros, mais do que triplicando o resultado face ao ano passado. O grupo registou um aumento das receitas provenientes das vendas de 1,3%.

Negócios 16 de Dezembro de 2014 às 18:16
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O grupo Metro, dono de cadeias de distribuição como a Media Markt e a Makro, anunciou em comunicado esta terça-feira, 16 de Dezembro, que obteve no seu exercício fiscal de 2014, terminado a 30 de Setembro, lucros líquidos de 127 milhões de euros, face os 35 milhões de euros do período homólogo.

 

O volume de negócios do grupo alemão alcançou uma totalidade de 63 mil milhões euros, 4% menos do que em igual período do ano anterior, segundo informou o Metro em comunicado citado pela Europa Press. No entanto, após os efeitos cambiais e de uma reestruturação que está a ser implementada em algumas áreas de negócio, as receitas aumentaram 1,3%. Em termos comparáveis as receitas 1,4% face ao exercício  de 2013.

 

Apesar de estes dados positivos, no quarto trimestre as vendas do Metro desceram 2,7%, para 15 mil milhões de euros, ainda que em termos comparáveis o aumento das vendas foi de 0,7%.

 

No que respeita à facturação no somatório do exercício no segmento de carry & cash, a qual pertence a Makro, presente em Portugal, desceu 2,1%. 

 

A Media-Saturn, divisão responsável pela Media Markt e a Saturn, registou uma queda de 0,3%. O negócio alimentar do grupo, representado na cadeia de supermercados Real, foi a unidade de negócio que mais sofreu, com uma queda de 18,7% face o exercício anterior. 

 

Por zonas geográficas, as vendas diminuíram 0,6% tanto na Alemanha (país de origem da companhia) como no resto da Europa Ocidental, onde se inclui Portugal.

 

No resto da Europa, isto é, a sua actividade na Europa de Leste, o volume de vendas também registou quedas de 14,1%, ao contrário da Ásia e África, continentes onde o Metro subiu 1%. 

 

Apesar da queda das receitas ao nível das várias áreas de negócio, o presidente do conselho do Metro, Olaf Koch, realça que "o quarto trimestre foi especialmente bom, com um aumento das vendas comparáveis em todas as divisões". Igualmente, Koch indicou que para o próximo exercício o grupo prevê intensificar os seus esforços para terminar o plano de reestruturação da companhia, que inclui a aposta em segmentos em que não operava e no fecho de unidades.  

 

O grupo alemão Metro está presente em Portugal desde 1989, detém 10 lojas da Makro e emprega mais de 1.100 trabalhadores na cadeia de distribuição. O Metro também é dono da Media-Saturn, companhia à qual pertence a Media Markt. Esta cadeia de distribuição de produtos tecnológicos e culturais possui 9 lojas em Portugal.

Ver comentários
Saber mais grupo Metro Media Markt Makro Portugal Alemanha Europa Ocidental Olaf Koch economia negócios e finanças bens de consumo
Mais lidas
Outras Notícias