Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mercadona enviou para Espanha 90% das compras a produtores nacionais

A cadeia espanhola de supermercados adquiriu, no ano passado, 126 milhões de euros em produtos portugueses.

Ana Sanlez anasanlez@negocios.pt 26 de Maio de 2020 às 10:41
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Mercadona enviou para as suas lojas em Espanha cerca de 90% dos produtos que adquiriu, no ano passado, a produtores de origem nacional. Numa nota enviada à imprensa esta terça-feira, a cadeia de supermercados espanhola revela que gastou 126 milhões de euros em produtos portugueses, e que conta atualmente com cerca de 300 fornecedores nacionais.


O valor das aquisições representa uma subida de 43% face ao ano anterior, em que a Mercadona tinha comprado o equivalente a 88 milhões de euros em produtos portugueses. A cadeia espanhola começou a abastecer as suas lojas com produtos portugueses em 2016, ano em que anunciou a entrada em Portugal. Desde então, gastou 329 milhões de euros em bens de origem nacional. 


Entre os produtos mais procurados pela retalhista espanhola junto de fornecedores portugueses contam-se a fruta e os laticínios. No ano passado, a Mercadona adquiriu mais de 3700 toneladas de Maçã Royal Gala, 2350 toneladas de Maçã Golden, cerca de mil toneladas de Pera Rocha e 22 toneladas de banana da Madeira.


No mesmo ano, a empresa comprou 127 mil quilos de queijo e cerca de 30 mil litros de leite dos Açores, sendo que 100% do leite vendido nos supermercados da marca em Portugal é de origem nacional. A Mercadona destaca ainda as compras de peixe em lotas locais, como Matosinhos, Aveiro ou Peniche, que atingiram as 1500 toneladas.


A Mercadona entrou em Portugal no ano passado e conta atualmente com 10 lojas, prevendo abrir outras 10 ao longo de 2020.

Ver comentários
Saber mais Mercadona Espanha Portugal bens de consumo consumo
Mais lidas
Outras Notícias