Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal regista excedente comercial em Outubro com países fora da UE

As exportações portuguesas para países extracomunitários subiram de cerca de 1,2 mil milhões de euros, em Setembro, para 1,3 mil milhões de euros, em Outubro. Considerando o total das trocas comerciais de bens e serviços, Portugal registou um défice comercial de 8 mil milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano.

Miguel Baltazar/Negócios
Rita Faria afaria@negocios.pt 16 de Dezembro de 2014 às 12:57
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

Portugal registou um excedente comercial de 100 milhões de euros em Outubro, nas trocas de bens e serviços com países fora da União Europeia, revela esta terça-feira, 16 de Dezembro, o Eurostat.

 

As exportações portuguesas para países extracomunitários subiram de cerca de 1,2 mil milhões de euros, em Setembro, para 1,3 mil milhões de euros, em Outubro – um crescimento de 11,9% (o valor das exportações apresentado pelo Eurostat está arredondado). Já as importações aumentaram 4,7%, em Outubro, para 1,2 mil milhões de euros.

 

No conjunto dos membros da União Europeia, o excedente comercial com países extracomunitários aumentou de 2,9 mil milhões de euros, em Setembro, para 3,9 mil milhões em Outubro, com a queda das importações (-1,4%) a superar a diminuição das exportações (-0,7%).

 

Considerando o total das trocas comerciais de bens e serviços - com países da UE e extracomunitários – Portugal registou um défice comercial de 8 mil milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano face aos 6,8 mil milhões registados no mesmo período do ano passado. O resultado explica-se pelo aumento de 4% das importações e de apenas 1% das exportações.

 

Excedente comercial da Zona Euro atinge 24 mil milhões de euros em Outubro

 

A primeira estimativa para a balança comercial de bens e serviços da Zona Euro com o resto do mundo aponta para um excedente de 24 mil milhões de euros em Outubro, revela esta terça-feira o Eurostat. O valor compara com os 16,5 mil milhões registados no mesmo mês do ano passado.

 

Na comparação em cadeia – em relação ao mês anterior – as exportações caíram 0,3% enquanto as importações desceram 1,3%.

 

Já a primeira estimativa para o saldo comercial com países extracomunitários aponta para um excedente de 7,6 mil milhões de euros, valor que compara com os 4,1 mil milhões verificados em Outubro de 2013.

 

De acordo com os dados do Eurostat, as maiores subidas das exportações da UE foram registadas com a China, Coreia do Sul e Estados Unidos e, para as importações da UE, com a Coreia do Sul, China e Turquia.

 

O excedente comercial da EU subiu com os Estados Unidos, mas desceu com a Suíça e Turquia. Já o défice comercial caiu com a Rússia e Noruega, e subiu com a China.

 

Considerando todos os membros da União Europeia, os maiores excedentes comerciais nos primeiros nove meses deste ano foram registados na Alemanha (161,1 mil milhões de euros), na Holanda (44,7 mil milhões de euros), Itália (28,2 mil milhões de euros), Irlanda (26,6 mil milhões de euros) e República Checa (12,5 mil milhões de euros) enquanto os maiores défices foram observados no Reino Unido (102,4 mil milhões de euros), França (55,5 mil milhões de euros), Espanha (19,4 mil milhões de euros) e Grécia (15,7 mil milhões de euros).

 

Ver comentários
Saber mais Portugal União Europeia Reino Unido França Espanha Grécia Eurostat UE Zona Euro China economia negócios e finanças comércio externo Estados Unidos
Outras Notícias