Comércio Portugueses estão a gastar mais no supermercado

Portugueses estão a gastar mais no supermercado

A retoma do consumo já é evidente nas vendas da grande distribuição. Os primeiros dois meses de 2014 mostram um aumento 0,5% no volume de compras dos lares portugueses face ao mesmo período do ano passado, revelou a empresa de estudos de mercado Kantar Worldpanel.
Filipa Lino 01 de abril de 2014 às 16:29

A retoma do consumo já é evidente nas vendas da grande distribuição. Os primeiros dois meses de 2014 mostram um aumento 0,5% no volume de compras dos lares portugueses face ao mesmo período do ano passado, revelou a empresa de estudos de mercado Kantar Worldpanel.

 

"Desde o Verão de 2013 temos vindo a assistir a uma recuperação da compra de produtos de grande consumo, sendo que neste início de 2014 a tendência, ainda que ligeira, mantém-se", diz Sónia Antunes, directora-geral da Kantar Worldpanel Portugal, ao Negócios.

 

No total de 2013 registou-se uma quebra de 1,5% no consumo, em virtude de uma derrapagem de 3,7% no primeiro semestre, que foi atenuada com o crescimento de 0,5% do volume de compras das famílias na segunda metade do ano. Em média os lares portugueses gastaram no ano passado 2.238 euros em produtos de grande consumo. A frequência às lojas subiu 1,2% mas os portugueses trouxeram menos produtos nos sacos. A cesta de compras reduziu-se em 3,2%.

 

Quanto a 2014, Sónia Antunes diz que ainda não se pode falar de uma tendência porque há várias condicionantes a ter em conta e a "incerteza é determinante" para o consumo. "A confiança dos consumidores em relação ao futuro é determinante para o seu consumo", explica, acrescentando que não é tanto o dinheiro disponível que conta mas sim "o receio do que possa acontecer no futuro". E dá um exemplo: "O mês de Julho, quando tínhamos alguma incerteza sobre se haveria, ou não, eleições antecipadas, foi um dos piores períodos", referiu a directora-geral da Kantar Worldpanel Portugal, acrescentando que "há claramente uma expectativa do que vai acontecer, para depois decidir".




pub

Marketing Automation certified by E-GOI