Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugueses estão a gastar mais no supermercado

A retoma do consumo já é evidente nas vendas da grande distribuição. Os primeiros dois meses de 2014 mostram um aumento 0,5% no volume de compras dos lares portugueses face ao mesmo período do ano passado, revelou a empresa de estudos de mercado Kantar Worldpanel.

Filipa Lino flino@negocios.pt 01 de Abril de 2014 às 16:29

A retoma do consumo já é evidente nas vendas da grande distribuição. Os primeiros dois meses de 2014 mostram um aumento 0,5% no volume de compras dos lares portugueses face ao mesmo período do ano passado, revelou a empresa de estudos de mercado Kantar Worldpanel.

 

"Desde o Verão de 2013 temos vindo a assistir a uma recuperação da compra de produtos de grande consumo, sendo que neste início de 2014 a tendência, ainda que ligeira, mantém-se", diz Sónia Antunes, directora-geral da Kantar Worldpanel Portugal, ao Negócios.

 

No total de 2013 registou-se uma quebra de 1,5% no consumo, em virtude de uma derrapagem de 3,7% no primeiro semestre, que foi atenuada com o crescimento de 0,5% do volume de compras das famílias na segunda metade do ano. Em média os lares portugueses gastaram no ano passado 2.238 euros em produtos de grande consumo. A frequência às lojas subiu 1,2% mas os portugueses trouxeram menos produtos nos sacos. A cesta de compras reduziu-se em 3,2%.

 

Quanto a 2014, Sónia Antunes diz que ainda não se pode falar de uma tendência porque há várias condicionantes a ter em conta e a "incerteza é determinante" para o consumo. "A confiança dos consumidores em relação ao futuro é determinante para o seu consumo", explica, acrescentando que não é tanto o dinheiro disponível que conta mas sim "o receio do que possa acontecer no futuro". E dá um exemplo: "O mês de Julho, quando tínhamos alguma incerteza sobre se haveria, ou não, eleições antecipadas, foi um dos piores períodos", referiu a directora-geral da Kantar Worldpanel Portugal, acrescentando que "há claramente uma expectativa do que vai acontecer, para depois decidir".

Ver comentários
Saber mais consumo distribuição retoma Kantar Worldpanel Sónia Antunes
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio