Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Portugueses gastaram cerca de três mil milhões de euros em compras online em 2014

O estudo da SIBS conclui que “Portugal tem registado uma grande evolução ao nível do comércio electrónico”, mas que “há potencial de crescimento”. Só em 2014 foram feitas 12,9 milhões de compras através da internet.

Inês F. Alves inesalves@negocios.pt 22 de Julho de 2015 às 16:10
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O SIBS Market Report, barómetro da SIBS dedicado ao comércio digital, informa que em 2014 foram realizadas 12,9 milhões de compras online, que "totalizaram cerca de três mil milhões de euros".

O comércio electrónico em Portugal "tem registado uma grande evolução", refere SIBS, dando conta que as compras online registaram, nos últimos cinco anos, "um crescimento de 1,5 mil milhões de euros, a uma média de 375 milhões de euros por ano".

Dados referentes a 2013 dão conta que "as compras online representaram cerca de 600 euros por cada agregado familiar português", um valor semelhante ao registado em Itália, mas ainda assim inferior aos vizinhos espanhóis (cerca de 900 euros). Portugal, ainda assim, está muito longe dos valores médios registados "nos líderes europeus ao nível do comércio electrónico, como são o caso do Reino Unido (4.000 euros), Suécia (2.400 euros) e Holanda (2.200 euros).

Quando se tratam de compras online, os portugueses "dão preferência a estadias em hotéis e aquisição de bilhetes de avião", diz o barómetro da SIBS, e "verifica-se que, cerca de 24% das compras online dos portugueses, é efectuada ao nível nacional, seguindo-se no Reino Unido com 23% e depois Espanha e Irlanda com uma representação de 9% cada".

O cartão de crédito é o "meio preferencial dos portugueses para efectuarem as suas compras online (53%), seguido do dinheiro ou cheque e o voucher pré-pago (10%), a transferência bancária (8%) e o pagamento de serviços (7%)", diz este estudo.

Ver comentários
Saber mais SIBS Market Report consumo Portugal comércio online tecnologia
Mais lidas
Outras Notícias