Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Serviços e indústria na Europa diminuem mais que o previsto em Novembro

Os serviços europeus e a produção industrial recuaram mais que o inicialmente estimado em Novembro, acrescentando sinais de que a crise económica europeia está a aprofundar-se.

Andreia Major amajor@negocios.pt 05 de Dezembro de 2011 às 11:49
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
O índice composto dos gestores de compras (PMI) da Zona Euro, baseado numa pesquisa de gestores de compras de ambas as indústrias, cresceu para 47 pontos em Novembro, de 46,5 pontos em Outubro.

No entanto, valores inferiores a 50 pontos são indicadores de contracção, de acordo com a Bloomberg.

O valor do índice em Novembro foi inferior à estimativa inicial dos analistas de 47,2 pontos, e corresponde à terceira contracção mensal.

A economia europeia encaminha-se em direcção a uma recessão, dado que os governos europeus continuam a reforçar os cortes orçamentais para conter a crise da dívida soberana, e a procura de exportações está a registar abrandamento.

“Prevemos ver uma recessão seguida de uma recuperação no início deste ano”, disse Thilo Heidrich, economista do Deutsche Postbank, à Bloomberg.

“É principalmente a crise da dívida a revelar o seu impacto, enquanto as empresas estão a ser prejudicadas pelo cancelamento de encomendas e pelo enfraquecimento dos gastos dos consumidores”, acrescentou o economista.

Ver comentários
Saber mais serviços indústria Europa
Outras Notícias