Comércio Sonae exporta marca Zippy para o mercado marroquino

Sonae exporta marca Zippy para o mercado marroquino

A área de retalho especializado do grupo, Sonae SR, vai alargar a sua presença para o Norte de África, com a abertura da primeira loja da marca de vestuário para criança. A expansão para Marrocos decorre da estratégia de internacionalização da marca, que já a semana passada anunciou a abertura da primeira loja na China.
Sonae exporta marca Zippy para o mercado marroquino
Inês Balreira 18 de março de 2013 às 16:02

A internacionalização do grupo prossegue por via de modelos “capital light”, com a abertura da primeira loja Zippy em Marrocos. A inauguração realiza-se no âmbito do acordo de “franchising” celebrado com o Fawaz Alhokair Group, do qual o grupo português vai beneficiar das sinergias decorrentes dos negócios já realizados pelo parceiro marroquino.

 

A ampliação da área de negócio deste sector de retalho do grupo liderado por Paulo Azevedo vem “contribuir para o reforço progressivo das receitas internacionais da Sonae”, permitindo, ao mesmo tempo, “beneficiar da exposição a mercados em diferentes estádios de crescimento económico”, revela a empresa em comunicado esta segunda-feira.

 

A nova loja vai estar localizada em Casablanca e terá uma oferta semelhante à disponibilizada nas outras lojas da marca Zippy. Miguel Moita Freitas, CEO da Sonae SR, destaca que “o reconhecimento obtido junto de parceiros e clientes” no conjunto de mercados onde o grupo está inserido “demostra que é possível desenvolver marcas em Portugal capazes de competir a nível global, através de uma aposta na inovação que privilegia a qualidade, o design e o preço, como acontece no caso da Zippy”.

 

A internacionalização da marca de vestuário para crianças arrancou em 2009, em Espanha, país onde a Sonae SR iniciou a sua actividade fora de Portugal. A primeira expansão da área de retalho especializado ocorreu em 2008, com a exportação da SportZone e da Worten para o país vizinho.

 

Na última semana, a Sonae SR comunicou a exportação da Zippy para a China e abriu a primeira loja Modalfa nas Canárias, onde no espaço de um mês pretendente abrir mais três novas lojas.

 

“Apesar de todos os progressos já feitos em termos de internacionalização, estamos atentos a oportunidades de expansão para novos países com o objectivo de potenciar o nosso portefólio de marcas”, considera ainda Miguel Moita Freitas.

 

No final de 2012, a Sonae SR possuía 146 lojas fora do país, 20 das quais em regime de “franchising”. A área de retalho especializado da empresa pesa 21% no volume total de negócios do grupo e cresceu 6% no último ano.