Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

União Europeia fechou 2011 com saldo positivo com o resto do mundo

EUA compraram mais à Europa, que, por seu turno, comprou um pouco menos à China. Resultado: a balança de pagamentos correntes inverteu e fechou o ano com sinal positivo.

Negócios com Lusa 18 de Abril de 2012 às 10:53
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
A balança de pagamentos correntes da União Europeia (UE) registou um excedente de 13,1 mil milhões de euros no quarto trimestre de 2011, contra um défice de 14,5 mil milhões no período homólogo, revelou hoje o Eurostat.

Por detrás deste resultado está o facto de os EUA terem comprado e investido mais na Europa, que, por seu turno comprou um pouco menos à China, o que permitiu um excedente na balança de pagamentos correntes no quarto trimestre de 2011, quando se haviam registado défices ao longo do último ano.

Os números hoje divulgados pelo gabinete de estatísticas da UE traduzem uma revisão em alta de dados avançados em Março, que apontavam, então, para um excedente menor, de 4,4 mil milhões de euros.

Segundo dados do Eurostat, o défice da conta de mercadorias foi de 17 mil milhões de euros, contra um défice de 31,2 mil milhões no mesmo período de 2010.

Já no que respeita à conta de serviços, o excedente registado na UE foi de 32,3 mil milhões de euros em Outubro, Novembro e Dezembro do ano passado, sendo que, nos mesmos meses de 2010, o excedente registado pelo Eurostat foi de 25,9 mil milhões.

Ver comentários
Saber mais UE balança pagamentos resto do mundo 2011 Eurostat
Mais lidas
Outras Notícias