Comércio Vendas do comércio a retalho acentuam queda em Setembro

Vendas do comércio a retalho acentuam queda em Setembro

O índice de vendas no comércio a retalho acentuou a queda, em Setembro, quando comparado com igual período do ano passado. Emprego, horas trabalhadas e remunerações também diminuíram.
Vendas do comércio a retalho acentuam queda em Setembro
Bloomberg
Sara Antunes 30 de outubro de 2013 às 11:18

O índice de volume de negócios no comércio a retalho registou uma queda homóloga de 2,1%, em Setembro, o que corresponde a um acentuar da descida, já que em Agosto a quebra tinha sido de 0,4%, de acordo com a informação divulgada esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

A contribuir para este comportamento estiveram os dois agrupamentos: produtos alimentares e não alimentares. E ambos verificaram quebras mais acentuadas do que em Agosto.

 

“Em termos nominais, o índice agregado diminuiu 2,1% em termos homólogos”, o que também corresponde a um acentuar da descida, já que em Agosto, a queda tinha sido de 0,1%.

 

Já em termos trimestrais, a queda observada foi inferior à registada nos três meses anteriores. Entre Julho e Setembro as vendas diminuíram 1,3%, em termos homólogos, enquanto, no trimestre anterior a queda tinha sido de 2,8%.

 

“O índice de emprego no comércio a retalho apresentou uma diminuição homóloga de 4,1% em Setembro (variação de -4,0% em Agosto)”, realça o INE.

 

“O índice de remunerações do comércio a retalho registou uma diminuição homóloga de 5,0% (diminuição de 4,8% em Agosto)”, adiantou a mesma fonte.

 

“O volume de trabalho, medido pelo índice de horas trabalhadas ajustado dos efeitos de calendário, diminuiu 5,2% em termos homólogos (variação de -5,3% no mês anterior).”




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI