Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Concorrência aplicou 20,9 milhões de euros em coimas em 2015

No ano passado a Autoridade da Concorrência recebeu 418 denúncias relativas a práticas restritivas de concorrência e abriu 27 processos. Das 14 decisões que foram concluídas, seis foram condenatórios.

Sofia A. Henriques/Negócios
Sara Ribeiro sararibeiro@negocios.pt 01 de Junho de 2016 às 16:06
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou coimas no valor de 20,9 milhões de euros em 2015, segundo o presidente da instituição, António Ferreira Gomes.

 

Os dados foram divulgados esta quarta-feira, 1 de Junho, durante comissão parlamentar de Economia no âmbito da audição anual das entidades reguladoras.

 

No total, a AdC recebeu 418 denúncias de práticas restritivas de concorrência e avançou com 27 processos.

 

Durante o ano passado "tomámos 14 decisões": seis decisões condenatórias, três de compromissos e cinco arquivamentos", detalhou.

 

Das decisões condenatórias, onde foram aplicados os 20,9 milhões de euros em coimas, o responsável destacou a sanção de 9,29 milhões de euros a empresas do grupo Galp Energia, que depois foi reduzida para 4,1 milhões de euros. A proibição dos seus revendedores distribuíram gás de botija fora das áreas contratadas esteve na base do inquérito.

 

Já à ANF - Associação Nacional de Farmácias, e a três outras sociedades do grupo, aplicou uma coima de 10,34 milhões de euros por abuso de posição dominante por práticas de esmagamento de margensnos mercados de dados comerciais de farmácias e estudos de mercado baseados nesses dados, entre 2010 e 2013.

 

 

Ver comentários
Saber mais Autoridade da Concorrência AdC António Ferreira Gomes grupo Galp Energia ANF Associação Nacional de Farmácias
Mais lidas
Outras Notícias