Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Presidente da Autoridade da Concorrência convidado para a OCDE

O presidente da Autoridade da Concorrência foi convidado para liderar o departamento da Concorrência da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), em Paris. O convite está em discussão com o Governo.

Sofia A. Henriques/Negócios
Negócios 15 de Setembro de 2016 às 18:37
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

A um dia de comemorar o terceiro aniversário à frente da Autoridade da Concorrência, o Expresso avançou com a novidade: António Ferreira Gomes, que preside ao supervisor, foi convidado para director da divisão de concorrência da OCDE.

Ao Negócios, fonte próxima de Ferreira Gomes acrescentou que o convite está a ser discutido com o Governo, que se terá mostrado "consciente do prestígio que representa para o país ter um português pela primeira vez num cargo desta relevância".

António Ferreira Gomes ainda tem mais dois anos de mandato. A sua nomeação, pelo anterior Governo, aconteceu em 2013, para substituir Manuel Sebastião. Antes de ir para a presidência da Concorrência, Ferreira Gomes já tinha também estado na OCDE durante alguns meses.

Se sair do cargo, o Governo terá de escolher um novo presidente da Concorrência. Os membros da administração da AdC são designados por resolução do Conselho de Ministros, mas terão, antes, de passar por uma audição no Parlamento. A Comissão de Recrutamento e Selecção da Administração Pública (Cresap) emite também parecer, mas nem a audição nem este parecer são vinculativos. O mandato do presidente é de seis anos. 

O actual conselho é presidido por António Ferreira Gomes que tem como vogais Maria João Melícias, nomeada em 2014, e Nuno Rocha de Carvalho, que tomou posse na mesma altura de Ferreira Gomes.

Contacto pelo Negócios, o Ministério da Economia não quis comentar o assunto.

(notícia actualizada às 18:50 com reacção do Ministério)


Ver comentários
Saber mais Autoridade da Concorrência António Ferreira Gomes OCDE convite
Mais lidas
Outras Notícias