Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Construção continua a dar sinais de forte queda

O número de edifícios licenciados recuou 6,7% e as obras concluídas afundaram 22% no primeiro trimestre.  

Reuters
Negócios 14 de Junho de 2016 às 11:22
  • Partilhar artigo
  • ...

 

O sector da construção em Portugal continuou a dar sinais de forte queda no primeiro trimestre, com o número de edifícios licenciados e de obras concluídas a prolongarem a descida registada nos últimos anos.

 

De acordo com os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, os edifícios licenciados diminuíram 6,7% no primeiro trimestre, para 3,7 mil, quando no último trimestre de 2015 a queda tinha sido menos intensa (-1,1%).

 

Nos edifícios licenciados para construções novas observou-se um decréscimo de 3,7% (tinham aumentado 7,1% no quarto trimestre de 2015) enquanto no licenciamento para reabilitação se registou um decréscimo de 13,6%, em linha com o registado nos três meses anteriores.

 

No que diz respeito aos edifícios concluídos, a queda foi bem mais intensa no primeiro trimestre (222% para 2,5 mil), embora menos acentuada do que no último trimestre de 2015 (-24,4%).

 

Nas obras concluídas, a maior parte corresponde a construções novas (67,7%), das quais 64,8% tiveram como destino a habitação familiar. O INE assinala que o número de edifícios concluídos continuou a diminuir em todas as regiões, com especial destaque para a Área Metropolitana de Lisboa (-31,4%) e para a região Centro (-29,8%).

Ver comentários
Saber mais Instituto Nacional de Estatística construção
Outras Notícias