Construção Construção em Portugal cresce acima da média do euro pelo terceiro mês

Construção em Portugal cresce acima da média do euro pelo terceiro mês

Em termos homólogos, a produção na construção em Portugal subiu acima da média da Zona Euro em junho pelo terceiro mês consecutivo. Já na comparação em cadeia, Portugal ficou entre os piores registos.
Construção em Portugal cresce acima da média do euro pelo terceiro mês
Rita Faria 20 de agosto de 2019 às 10:57

A produção na construção na Zona Euro cresceu 1% em junho, face ao mesmo mês do ano passado, a subida mais tímida desde janeiro, revela o Eurostat esta terça-feira, 20 de agosto. Na União Europeia, o crescimento homólogo foi de 0,6%.

Em Portugal, a produção deste setor avançou 1,4%, mais do que a média dos países da moeda única pelo terceiro mês consecutivo.

De acordo com os dados do Eurostat, na Zona Euro, a construção de edifícios aumentou 1,5% enquanto a área da engenharia civil avançou 0,8%. Na União Europeia, as subidas foram, respetivamente, de 1,4% e 0,5%.

Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, os maiores aumentos neste indicador foram registados na Roménia (23,3%), Hungria (20,2%) e Eslovénia (5,5%) enquanto os maiores recuos aconteceram na Eslováquia (-2,1%), Reino Unido (-2%), Suécia (-0,9%) e Bélgica (-0,3%).

Já na comparação em cadeia – ou seja face ao mês anterior – Portugal fica pior na fotografia, com a produção na construção a descer 1,4% em junho, em relação a maio, mais do que a média da União Europeia, onde a descida foi de 0,3%. Na Zona Euro, este indicador permaneceu inalterado.

Portugal ficou mesmo entre os piores registos da UE, juntamente com a Eslovénia (-6,7%) e Roménia (-2,8%). Os melhores desempenhos, pelo contrário, foram observados na Hungria (1,7%), França (1,2%) e República Checa (1%).




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI