Construção Mota-Engil ganha obra de 60 milhões de euros no Uganda

Mota-Engil ganha obra de 60 milhões de euros no Uganda

Alargamento de auto-estrada na capital Kampala começa a ser feito no próximo mês e deverá prolongar-se por outros 30. Projecto de 60 milhões representa um acréscimo de 1,5% da carteira de encomendas no final de 2013.
Mota-Engil ganha obra de 60 milhões de euros no Uganda
Bruno Simão/Negócios
Negócios 09 de maio de 2014 às 10:24

A Mota-Engil ganhou uma obra de 60 milhões de euros no Uganda. No final de Março, o presidente executivo da empresa, Gonçalo Moura Martins, já tinha confirmado que este era um dos seis países africanos em que estavam a ser estudados projectos – embora já fosse um mercado mencionado desde, pelo menos, 2012.

 

O jornal estatal ugandês "New Vision" escreve, segundo cita a Bloomberg, que a Mota-Engil venceu o projecto de alargamento da auto-estrada Northern Bypass, uma via que existe em torno da capital Kampala.

 

A obra tem início marcado para Junho e deverá prolongar-se por 30 meses, de acordo com informações prestadas pelo porta-voz da autoridade rodoviária nacional, Dan Alinange, ao "New Vision". África é o único continente em que o grupo admitiu, no final de Março, alargar a sua presença. Além do Uganda, também se fala do Quénia, Tanzânia, Ruanda, Camarões e Namíbia.

 

A unidade de investimento do Banco Espírito Santo considera, no seu comentário diário a notícias da actualidade, que esta informação é “neutral” do ponto de vista do seu valor. “A dimensão da operação é limitada – este projecto acrescenta 1,5% à carteira de encomendas da Mota-Engil em 2013”, comentam os especialistas Nuno Estácio e Inês Duarte Silva. A carteira de encomendas em África da companhia ascendia, no final de 2013, a 1.621 milhões, 42% dos 3,9 mil milhões de euros totais.


O BESI recomenda “comprar” os títulos da construtora, apontando um preço-alvo de 6,6 euros. As acções da companhia, que deverá ter a sua unidade africana cotada autonomamente nos próximos meses, estão a cair 2,41% para os 5,105 euros.




Saber mais e Alertas
pub