Notícia
“PPP são favoráveis ao Estado em 460 milhões”
Ex-ministro das Finanças diz que números que lhe foram referidos pelo Tesouro antes de cessar funções mostram que “o que é expectável o Estado receber durante a vida útil dos projectos é superior ao que tem de pagar”.
- 11
- ...
Teixeira dos Santos garantiu, na comissão parlamentar de inquérito às parcerias público-privadas (PPP) que estes contratos são favoráveis ao Estado em 460 milhões de euros.
“De acordo com o ponto de situação feito em 2011, pouco antes de cessar funções, e tomando como referência o ano de 2010, o valor actualizado líquido (VAL) do universo de todas PPP – rodoviárias, ferroviárias, da saúde – contratadas no país é favorável ao estado na ordem dos 460 milhões de euros”, garantiu o ex-ministro das Finanças.
Segundo os dados que lhe foram dados então pela Direcção Geral do Tesouro, Teixeira dos Santos garantiu que, “actualizado a valores de hoje, o que é expectável o Estado receber durante a vida útil dos projectos é superior ao que tem de pagar na ordem dos 460 milhões de euros.