Construção Produção na construção aprofunda queda em Maio

Produção na construção aprofunda queda em Maio

O índice de produção na construção registou uma variação homóloga negativa de 4,7% em Maio, valor que compara com a queda homóloga de 4,2% verificada no mês anterior.
Produção na construção aprofunda queda em Maio
Reuters
David Santiago 11 de julho de 2016 às 11:30

A produção na construção recuou 4,7% em Maio comparativamente com igual período do ano passado. Os dados divulgados esta segunda-feira, 11 de Julho, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que em Maio se registou uma quebra homóloga maior que a de 4,2% que havia sido verificada em Abril.

 

A contribuir de forma mais decisiva para esta evolução esteve a Engenharia Civil que registou uma variação homóloga de 7,3% em Maio, uma queda maior do que os -7,0% de Abril, com este índice a ter um contributo de -2,9 pontos percentuais para o índice agregado. Já a Construção de Edifícios teve uma redução de 2,9% em Maio face ao período homólogo, uma ligeira melhoria comparativamente com a quebra homóloga de 2,3% verificada no mês anterior.

 

Em termos mensais, depois do pequeno aumento de 0,5% verificado em Abril, que se seguiu a dois meses de variação nula, em Maio a produção na construção recuou 0,5%.

 

Emprego e Remunerações na Construção também caem

 

O índice de Emprego e Remunerações no sector da Construção também recuou em Maio relativamente ao período homólogo. O índice de Emprego caiu 5,0% em Maio face ao mesmo mês de 2015, o que consubstancia uma pequena melhoria em comparação com a quebra homóloga de 5,1% obtida em Abril.

 

Já na evolução em cadeia, depois dos aumentos ligeiros em Fevereiro e Março, o Emprego na Construção que em Abril tinha caído 0,2% acabou por recuar 0,5% em Maio.

 

Já as Remunerações neste sector aprofundaram a queda em Maio, com uma quebra homóloga de 5,8% em Maio, que se segue à redução homóloga de 5,1% obtida em Abril. E em termos mensais, depois da redução de 1,7% verificada em Abril, o índice de Remunerações na Construção aumentou 1,8% em Maio. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI