Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Queda da construção agravou-se em Fevereiro, de novo acima da média do euro

A construção acentuou em Fevereiro a queda homóloga. A redução da actividade por cá, num sector grande empregador de mão-de-obra, voltou a ser superior à da Zona Euro.

Andreia Major amajor@negocios.pt 18 de Abril de 2012 às 10:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
O sector da construção, um dos mais intensivos na utilização de mão-de-obra, registou em Fevereiro uma nova diminuição face ao período homólogo.

A construção recuou 15,7% em Fevereiro de 2012 face ao mesmo mês do ano anterior, e este foi, pelo menos, o sexto mês consecutivo em que o sector registou quedas, de acordo com os dados do relatório do Eurostat.

Na Zona Euro, a construção cedeu 12,9% em Fevereiro face ao período homólogo. Entre os países para os quais existem dados disponíveis, a construção diminuiu em 11 países, aumentou em três e permaneceu estável num.

As maiores quedas homólogas verificaram-se na Eslovénia, de 27,5%, em Itália, de 23%, e na Alemanha, de 21,4%, de acordo com os dados do relatório do Eurostat.

Quanto à variação mensal, o sector da construção português diminuiu 0,3% em Fevereiro face a Janeiro. Já na Zona Euro, a construção caiu 7,1% em Fevereiro face ao mês anterior.

Entre os Estados-membros para os quais existem dados disponíveis, a produção na construção diminuiu em 12, cresceu em dois, e permaneceu estável num.

As maiores quedas mensais no sector da construção registaram-se na Alemanha, de 17,1%, na Eslovénia, de 10,3%, seguida de Itália, onde a construção diminuiu 9,9% em Fevereiro face ao mês anterior, de acordo com o relatório do Eurostat.

A crise instalada no sector da construção, um dos mais intensivos em mão-de-obra, ajuda a explicar o crescente desemprego – por cá e na Europa.

Em Fevereiro, a taxa de desemprego subiu para os 15%, nível nunca antes registado em Portugal Na média da Zona Euro, o desemprego atingiu em Fevereiro os 10,8%, o que também corresponde a um valor recorde.
Ver comentários
Saber mais construção sector Portugal Zona Euro Europa emprego desemprego taxa de desemprego Fevereiro Alemanha
Mais lidas
Outras Notícias