Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

"Falta maturidade e competência para ter um quadro regulatório do Estado e não do Governo"

O sistema de regulação das concessões tem sido afectado pelas mudanças de política dos Governos, o que tem prejudicado o País, na opinião de João Pereira de Vasconcelos, director financeiro da Brisa.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
João Pereira de Vasconcelos, que falava no primeiro congresso anual INVESTruturas 2011, referiu que Portugal tem “um sistema regulado, mas o que sentimos é que a regulação que é papel do Estado é mais um papel do Governo e quando muda o Governo tudo muda”.

Na visão deste gestor é importante “exigir um modelo de regulação que funcione bem.”

Para o administrador da Edifer, Rui Pereira de Sousa, “hoje em dia é mais crítico saber se há ou não regulação, porque temos uma situação gritante em que o Estado quase se demite de monitorizar os contratos que fez com os privados”.

Na visão deste responsável, as nomeações dos organismos regulatórios também causam algumas dúvidas, apelando para que haja separação de poder.

Todo este cenário tem prejudicado Portugal, segundo Hugo Teixeira, do WestLb, pois os investidores estrangeiros têm alguma apreensão em escolher Portugal, quando este está a concorrer com outros países europeus.

“Quando comparamos Portugal com a Holanda penso que a decisão é fácil e, essa é a dificuldade. Portugal tem que saber como se irá diferenciar do ponto de vista europeu, com todas as restrições e essa é a principal dificuldade”.

Ver comentários
Saber mais Joao Pereira de Vasconcelos Brisa concessões
Outras Notícias