Desporto Adidas digitaliza o corpo dos clientes e cria camisolas à medida

Adidas digitaliza o corpo dos clientes e cria camisolas à medida

Agora já não se precisa de "vestir, despir e voltar a vestir" para escolher uma peça de roupa. A Adidas permite que personalize camisolas à sua medida na nova loja "Knit for You".
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Negócios 21 de março de 2017 às 17:13

A Adidas tem vindo a testar um novo tipo de loja, onde os clientes poderão projectar a sua própria camisola. A nova loja Adidas, "Knit for You", além de permitir que o consumidor escolha as cores e os padrões, os quais serão projectados no seu próprio corpo, conta com uma tecnologia de "body scan" para digitalizar as medidas do corpo dos clientes, de modo a ajustar a camisola ao seu tronco e enviar a informação para a máquina que a irá fabricar.

Segundo a Reuters, a camisola está pronta em quatro horas e mostra como a empresa alemã tenta responder às necessidades dos seus clientes. Numa loja "pop-up", num centro comercial em Berlim, as pessoas podem personalizar as suas próprias camisolas de lã, que serão produzidas numa máquina "vanguardista no mundo da arte". Após este processo, a camisola, que custará 200 euros, conta com acabamentos à mão, com uma lavagem e secagem.    

"Se nós podemos dar ao consumidor o que ele quer, onde quer, quando quer, podemos diminuir o risco... exactamente no momento em que estamos a adivinhar o que poderá ser popular", refere Eric Liedtke, responsável pela marca Adidas.

O grupo de roupa desportiva está a trabalhar em várias iniciativas para reduzir o tempo de preparação de novas colecções, visto que, actualmente, estas demoram entre 12 a 18 meses a chegar às lojas. Entre as medidas está a abertura de fábricas da Alemanha e nos EUA que vão operar maioritariamente através de robôs.  
 

Em suma, com esta iniciativa de "faça você mesmo", a marca interliga a experiência da compra de roupa a um jogo de vídeo interactivo. Este projecto serve para que a empresa alemã se adapte melhor ao mundo da moda e aos seus clientes, pois, a partir desta ideia, conseguirá conhecer melhor as tendências, ao mesmo tempo que tal lhe permitirá vender mais produtos a preços que a marca considera incorporarem o seu real valor. Assim, "Knit for You" tem como objectivo marcar uma nova etapa, a qual poderá trazer uma nova margem de lucro que fará a Adidas estar mais próxima da Nike em 2020.

A Adidas quer que 50% dos seus produtos sejam feitos num período de tempo bastante mais rápido até 2020, duplicando a taxa de produção de 2016. A expectativa é aumentar a proporção de produtos vendidos a preços que incorporam o seu real valor, passando de menos de metade para 70%.

"Knit for You" faz parte de um projecto de pesquisa apoiado pelo governo alemão em cooperação com académicos e parceiros da indústria. A vendedora da loja da Adidas disse à Reuters que tinha chegado a vender 10 camisolas em dias de mais movimento, particularmente antes do Natal.

Desta forma, segundo o mesmo órgão, os dados e o feedback que a Adidas tem tido até agora do projecto estão a ser avaliados, para a empresa decidir se avança ou não com este conceito pelas diversas lojas espalhadas pelo mundo. 




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