Desporto Benfica quebra domínio das cinco maiores ligas de futebol da Europa

Benfica quebra domínio das cinco maiores ligas de futebol da Europa

A lista dos 20 clubes com maiores receitas da Europa é dominada pela Premier League, La Liga, Bundesliga, Série A e Ligue 1. Fora destes campeonatos, o Benfica é o primeiro a aparecer na classificação feita pela Deloitte, na 22ª posição.
Diogo Cavaleiro 24 de janeiro de 2013 às 13:38

Os espanhóis lideram a lista dos 20 mais ricos do futebol, com dois clubes. Com sete equipas, os ingleses contam com o maior contingente. Estão cinco clubes italianos na classificação, enquanto os alemães se ficam pelos quatro. Os franceses marcam a presença mais tímida, apenas com dois destaques.

 

Somados, os clubes das cinco grandes ligas da Europa dominam totalmente a lista dos 20 maiores clubes europeus por receitas, de acordo com o estudo "Football Money League 2013", relativo à época 2011/2012, realizado pela Deloitte.

 

Na 21ª posição deste ranking dos “capitães da indústria”, como é denominado o relatório, está o espanhol Valência, que, no ano anterior, estava presente entre os 20 maiores. Foi substituído pelo Newcastle mas, sendo um clube inglês, continua a ser um clube vindo das cinco maiores ligas. 

 

Só na 22ª posição é que entra um clube de fora dos campeonatos de Inglaterra, Itália, Alemanha, Espanha e França. É português. O Benfica. Com 111,1 milhões de euros de receitas (os mesmos que o Valência), as águias estão na tabela dos “clubes imediatamente abaixo do top 20 da Money League”.

 

Nesta tabela entre os 20 e os 30 mais, aparecem mais dois “outsiders”: O holandês Ajax é o 24º maior, com 104,1 milhões de euros, sendo que o turco Galatasaray aparece na 30ª posição.

 

Há pelo menos dois anos que o clube liderado por Luís Filipe Vieira falha a entrada na elite dos 20 mais rentáveis, sendo o primeiro a aparecer de fora das cinco principais ligas de futebol do Velho Continente. 

No ano passado, o relatório indicava que o Benfica poderia “quebrar este estrangulamento dos ‘cinco grandes’ países na Money League”, mas tal acabou por não ocorrer, já que foi superado pelo Newcastle.

 

No ano passado, a Premier League deverá ganhar um maior peso na lista. Com os novos acordos para a transmissão televisiva, os clubes ingleses deverão contribuir com metade dos 20 clubes mais rentáveis.

 

 

 




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI