Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Clubes de futebol ponderam apresentar novas propostas para alargamento

Os clubes das competições profissionais manifestaram hoje, numa reunião com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, o desejo de apresentar novas propostas para o alargamento da Liga e da Liga de Honra.

Lusa 20 de Março de 2012 às 22:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Os clubes das competições profissionais manifestaram hoje, numa reunião com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, o desejo de apresentar novas propostas para o alargamento da Liga e da Liga de Honra.

Fernando Gomes esteve reunido na sede federativa com o presidente da Liga, Mário Figueiredo, e com presidentes e representantes de vários emblemas das competições profissionais, tendo discutido, durante três horas, vários temas, sem nenhuma decisão a ser tomada.

"Em cima da mesa estiveram diversos assuntos de relevância para futebol português, como a proposta de alargamento da Liga (...). O presidente da Liga e os clubes presentes manifestaram o desejo de apresentar novas propostas que defendam o interesse do futebol profissional com vista ao alargamento, depois de devidamente apreciadas e analisadas pelos restantes emblemas da Liga e da Liga de Honra", referiu um comunicado distribuído aos jornalistas.

No documento, a FPF garantiu que "tudo fará" para ajudar a resolver os problemas do futebol português e que "estará sempre disponível para encontrar soluções de consenso, tomadas com ponderação, rigor e coerência, tendo sempre em consideração a sua admissibilidade jurídica e regulamentar".

Há uma semana, a AG da Liga aprovou o alargamento da Liga já na próxima época sem despromoções à Liga de Honra, rejeitando a proposta de uma "liguilha" avançada pelo presidente da LPFP, Mário Figueiredo.

No entanto, vários clubes manifestaram-se contra, nomeadamente o FC Porto, que prometeu recorrer para o Conselho de Justiça, e o Sporting, que anunciou a impugnação da reunião magna.

Dois dias depois da AG da Liga, a direcção da FPF reuniu-se com os sócios ordinários do organismo e decidiu "chumbar" a proposta, considerando que viola a verdade desportiva.

Para a próxima época está previsto o alargamento da Liga de Honra a 22 equipas, com a inclusão de seis equipas B, mas o protocolo que regula as relações entre LPFP e FPF ainda não foi alterado nesse sentido.

Por outro lado, as equipas que manifestaram intenção de inscrever equipas B podem recuar face à vontade de alguns clubes da Honra quererem que uma percentagem das receitas televisivas dos jogos dessas equipas reverta a seu favor.

Em 2006, os quadros competitivos do futebol profissional foram reduzidos a 16 equipas em cada escalão.

Ver comentários
Saber mais futebol alargamento
Outras Notícias