Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Luís Montenegro: “Há um grande consenso” no Parlamento para colocar Eusébio no Panteão Nacional

O líder da bancada parlamentar do PSD afirmou esta quarta-feira que “há um grande consenso” por parte dos líderes parlamentares na atribuição de honras de Panteão a Eusébio da Silva Ferreira.

  • Assine já 1€/1 mês
  • 36
  • ...

À margem da discussão sobre a atribuição de honras de Panteão a Eusébio, Luís Montenegro afirmou que “há um grande consenso de todos os grupos parlamentares no sentido de que se conceda as honras do panteão a Eusébio”.

 

Para o líder da bancada parlamentar do PSD o “sinal mais relevante é o grande consenso de que estamos na presença de uma figura cuja vida cívica e desportiva justifica o que são os pressupostos dessa honra”.

 

Os líderes parlamentares discutem hoje a atribuição de honras de Panteão a Eusébio da Silva Ferreira. A iniciativa foi do PS, mas a trasladação para o Panteão Nacional do corpo do futebolista falecido no passado domingo, 5 de Janeiro, recolhe o apoio de todos os grupos parlamentares. Além disso, têm sido várias as personalidades que se pronunciaram no mesmo sentido, e já há iniciativas populares de apoio.

 

A eventual trasladação começou a ser discutida logo no próprio dia do funeral e Assunção Esteves, ainda que sublinhando falar a título pessoal, admitiu que "essa possibilidade poderá realizar-se, eventualmente, num médio prazo ou num curto prazo", por iniciativa dos deputados e "pelas razões evidentes, que todos nós conhecemos, que é a singularidade de Eusébio".

 

A presidente do Parlamento lembrou, contudo, que uma transferência para o Panteão envolve "custos mesmo muito elevados, na ordem de centenas de milhares de euros", a suportar pelo orçamento parlamentar. E por isso, aproveitou para sugerir "uma partilha de custos", no âmbito de uma espécie de mecenato.

 

Quanto aos custos, Luis Montenegro não quis comentar, sublinhando, apenas que “não é um assunto que mereça importância. Agora é preciso aferir” se todos concordam com a atribuição de honras de Panteão a Eusébio.

Ver comentários
Saber mais Luís Monetegro Panteão Eusébio Parlamento
Outras Notícias