Desporto Saiba quais são os jogadores mais valiosos do mundo e os portugueses na lista

Saiba quais são os jogadores mais valiosos do mundo e os portugueses na lista

O francês Kylian Mbappé e o inglês Raheem Sterling são os únicos jogadores com um valor acima de 200 milhões de euros. Entre 166 jogadores avaliados em pelo menos 50 milhões contam-se seis portugueses.
Pedro Curvelo 18 de janeiro de 2020 às 18:00

O Centro Internacional de Estudos Desportivos (CIES), sediado na Suíça, recorreu a um algoritmo para avaliar os jogadores que competem nas cinco principais Ligas europeias: Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França. Existem 166 atletas acima dos 50 milhões de euros, incluindo seis portugueses.

De acordo com os cálculos do CIES, o avançado francês do PSG Kylian Mbappé é o futebolista mais valioso do mundo: 265,2 milhões de euros. Apenas o inglês Raheem Sterling, do Manchester City, apresenta um valor também acima dos 200 milhões, encontrando-se valorizado em 223,7 milhões de euros.


O CIES recorre a um modelo econométrico em que são consideradas variáveis como a idade do jogador, a duração do contrato, a posição em campo, a saúde financeira do clube em que joga ou a nacionalidade do atleta, entre outras.


A fechar o pódio de jogadores mais valiosos nas cinco maiores Ligas europeias encontra-se o egípcio Mohammed Salah, do Liverpool, com um valor de 175,1 milhões de euros.


Logo atrás surge o jovem inglês Jadon Sancho, do Borussia Dormund. Aos 19 anos, Sancho é avaliado em 168,9 milhões de euros.


Na oitava posição, Lionel Messi é o jogador mais velho no Top 10. O argentino de 32 anos apresenta um valor de 125,5 milhões de euros.


A lista mostra um domínio dos avançados, que ocupam os primeiros 11 lugares, e de jogadores ingleses, que são quatro dos 10 primeiros classificados.


Seis portugueses com valor acima de 50 milhões

Entre os 166 jogadores a quem é atribuído um valor de pelo menos 50 milhões de euros incluem-se seis portugueses.


O jovem João Félix, de 20 anos, ocupa o 18. Lugar. No entanto, o valor estimado de 100,6 milhões de euros é inferior aos 126 milhões de euros pagos pelo Atlético de Madrid no ano passado para contratar Félix ao Benfica.


Bernardo Silva, do Manchester City, fica à porta do "clube dos 100 milhões". O "internacional" português é avaliado em 99,6 milhões de euros, ocupando a 22.ª posição.


Cristiano Ronaldo surge apenas na 49.ª posição. Os 80,3 milhões de euros em que é avaliado o "capitão" da seleção nacional refletem os 34 anos de idade. Isto apesar de CR7 ter mudado do Real Madrid para a Juventus em 2018, aos 33 anos, a troco de 117 milhões de euros.


Diogo Jota e Rúben Neves, ambos do Wolverhampton Wolves, também constam da lista. O avançado de 23 anos é avaliado em 62 milhões e ocupa o 106.º lugar. Já o médio de 22 anos encontra-se oito posições abaixo, valendo 59,2 milhões de euros.


O último representante português é Gonçalo Guedes, no 116.º posto. O avançado do Valência é avaliado pelo CIES em 58,6 milhões de euros.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI