Desporto Sondagem: Benfica favorito a reconquistar título de campeão

Sondagem: Benfica favorito a reconquistar título de campeão

Quase metade dos inquiridos numa sondagem da Intercampus considera que o Benfica vai voltar a ser campeão nacional de futebol. Porto aproxima-se e Sporting sai da corrida, em comparação com a sondagem anterior.
Sondagem: Benfica favorito a reconquistar título de campeão
Peter Spark /Movephoto
Gonçalo Almeida 02 de novembro de 2019 às 09:00
O Benfica é visto como a equipa mais bem encaminhada para vencer o título de campeão nacional de futebol, segundo uma sondagem da Intercampus para a CMTV, que mostra que agora os "encarnados" têm 44,7% de hipóteses de revalidar o título, face aos 40,4% da última sondagem de setembro. 

Logo atrás da equipa comandada por Bruno Lage surge o rival Futebol Clube do Porto, que até encurtou a diferença para o Benfica, com 41,2% do universo dos portugueses inquiridos a acharem que pode ser Sérgio Conceição a levar a melhor, no final do campeonato. Na última sondagem da Intercampus os "dragões" tinham 26,3%.

Já o Sporting quase saiu da corrida, para os inquiridos, e agora reúne apenas 0,8% de probabilidade de ser campeão, em comparação com os 10,5% de setembro. A equipa, agora liderada por Silas, não vence o campeonato nacional de futebol há 18 anos.

Os restantes 13,3% dos portugueses que participaram neste inquérito considera que o campeão pode estar fora do lote dos três grandes, não deu o seu palpite sobre quem será o próximo a levantar o troféu ou simplesmente não respondeu.

Os trabalhos de campo desta sondagem começaram no dia 22 de outubro e terminaram a 28 do mesmo mês, data em que Porto e Benfica partilhavam a liderança do campeonato com 21 pontos, um dia depois de Sérgio Conceição ter levado a melhor sobre João Pedro Sousa, treinador do Famalicão, líder isolado até então. 

Atualmente, o Benfica aproveitou o deslize do Porto na Madeira, frente ao Marítimo, e isolou-se na frente da classificação com 24 pontos. Mais logo, pelas 18 horas, recebe o Rio Ave, no jogo de abertura da décima jornada. 

Ficha técnica

Objetivo

Sondagem realizada pela INTERCAMPUS para a CMTV, com o objetivo de conhecer a opinião dos Portugueses sobre diversos temas da política nacional, incluindo a intenção de voto em eleições legislativas.

Universo

População portuguesa, com 18 e mais anos de idade, eleitoralmente recenseada, residente em Portugal Continental.

Amostra

A amostra é constituída por 604 entrevistas, com a seguinte distribuição proporcional por Sexo, Idade e Região: 288 homens e 216 mulheres; 132 pessoas com idade compreendida entre os 18 e os 34 anos, 219 entre 35 e 54 anos e 253 pessoas com idade igual ou superior a 55 anos; 230 do Norte do país, 140 do Centro, 163 de Lisboa, 45 do Alentejo e 26 do Algarve. 

Seleção da amostra

A seleção do lar fez-se através da geração aleatória de números de telefone fixo / móvel.

No lar a seleção do respondente foi realizada através do método de quotas de género e idade (3 grupos).

Foi elaborada uma matriz de quotas por Região (NUTSII), Género e Idade, com base nos dados do Recenseamento Eleitoral da População Portuguesa (31/12/2016) da Direção Geral da Administração Interna (DGAI).

Recolha da Informação

A informação foi recolhida através de entrevista telefónica, em total privacidade, através do sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing).  O questionário foi elaborado pela INTERCAMPUS e posteriormente aprovado pelo cliente.

A INTERCAMPUS conta com uma equipa de profissionais experimentados que conhecem e respeitam as normas de qualidade da empresa.

Estiveram envolvidos 19 entrevistadores, devidamente treinados para o efeito, sob a supervisão dos técnicos responsáveis pelo estudo.

Os trabalhos de campo decorreram entre 22 e 28 de Outubro de 2019.

Margem de Erro

O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de ± 4%.

Taxa de Resposta

A taxa de resposta obtida neste estudo foi de: 65,1%.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI