Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Sondagem: Quase metade dos portugueses concorda com suspensão dos jogos de futebol

O avanço da pandemia leva a que quase metade dos inquiridos no barómetro da Intercampus concorde com uma eventual suspensão dos jogos de futebol da I Liga.

Paulo Calado
Pedro Curvelo pedrocurvelo@negocios.pt 22 de Novembro de 2020 às 13:49
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
Quase metade (45,8%) dos portugueses apoiaria a suspensão dos jogos de futebol da I Liga face ao avanço da pandemia da covid-19, revela o barómetro de novembro da Intercampus para o Negócios, Correio da Manhã e CMTV.

Ainda assim, este é um tema que divide os inquiridos, com 37,3% a manifestarem a sua oposição à suspensão da competição. Existem ainda 16,9% que não sabem ou não respondem à questão.

Quando estão decorridas sete jornadas da principal competição nacional os jogos continuam a realizar-se sem público nas bancadas.

Até ao momento, o Governo evitou recorrer à suspensão da competição, como fez na primeira vaga da pandemia, entre meados de março e o final de maio.







São várias as vozes no futebol que têm criticado a opção do Executivo de impor que os jogos se realizem sem público, considerando que a decisão é "incongruente" tendo em conta que é autorizada a presença de espectadores em outros eventos, como touradas e espetáculos de teatro.

FICHA TÉCNICA

Universo: População portuguesa, com 18 e mais anos de idade, eleitoralmente recenseada, residente em Portugal Continental.
Amostra: A amostra é constituída por 622 entrevistas, com a seguinte distribuição proporcional por Sexo (296 homens e 326 mulheres), por idade (132 entre os 18 e os 34 anos; 217 entre os 35 e os 54 anos; e 273 com mais de 55 anos) e região (228 no Norte, 143 no Centro, 176 em Lisboa, 49 no Alentejo e 26 no Algarve).
Seleção da amostra: A seleção do lar fez-se através da geração aleatória de números de telefone fixo / móvel. No lar a seleção do respondente foi realizada através do método de quotas de género e idade (3 grupos). Foi elaborada uma matriz de quotas por Região (NUTSII), Género e Idade, com base nos dados do Recenseamento Eleitoral da População Portuguesa (31/12/2016) da Direção Geral da Administração Interna (DGAI).
Recolha da Informação: A informação foi recolhida através de entrevista telefónica, em total privacidade, através do sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing). Estiveram envolvidos 28 entrevistadores, devidamente treinados para o efeito, sob a supervisão dos técnicos responsáveis pelo estudo. Os trabalhos de campo decorreram de 9 a 16 de novembro.
Margem de Erro: O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de ± 3,9%.
Taxa de Resposta: A taxa de resposta obtida neste estudo foi de: 60,5%.


Ver comentários
Saber mais I Liga Intercampus suspensão covid jogos barómetro sondagem
Outras Notícias