Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo estudou divisão do Novo Banco entre a CGD e BCP

O Executivo tinha em cima da mesa, em Junho, a hipótese de dividir a instituição entre os dois maiores contribuintes do Fundo de Resolução, a Caixa Geral de Depósitos e o BCP, adiantou o Público desta sexta-feira, 3 de Março.

Bruno Simão
Negócios 03 de Março de 2017 às 08:59
  • Partilhar artigo
  • 5
  • ...

O Governo tinha em cima da mesa, em Junho, a possibilidade de dividir o Novo Banco entre os dois maiores contribuintes do Fundo de Resolução, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Banco Comercial Português (BCP). No entanto, diz o Público, a difícil execução deste plano e os elevados custos sociais, em conjunto com uma pressão adicional sobre o capital do banco do Estado, levou a que a solução fosse abandonada.


As Finanças tinham em cima da mesa alguns dossiers financeiros que necessitavam de resolução urgente: a saída do Novo Banco do estatuto de banco de transição, que terá que ocorrer até Agosto de 2017 e a recapitalização da CGD em 5.200 milhões de euros, sendo que o banco público estava ainda obrigado a reembolsar o Tesouro em 900 milhões de euros do empréstimo público dos CoCos, entretanto liquidados.


O Estado poderia ainda ter que lidar com a liquidação da última fatia, de 750 milhões, do total de financiamento público do BCP.


O Público citou uma fonte conhecedora das movimentações de 2016 que referiu que António Domingues, que ia nessa altura presidir à CGD terá levantado "fortes objecções" a esta estratégia. "Avisou logo que a solução iria fazer disparar as necessidades de capital da CGD e que era uma via muito difícil de executar e com custos", diz o jornal.


O BCP estava interessado no Novo Banco nessa altura, mas o Governo rapidamente percebeu que não era a melhor solução para a CGD.  

O antigo BES está agora em processo de venda. O Governo está a negociar com a Lone Star, mas há mais interessados

Ver comentários
Saber mais Novo Banco Caixa Geral de Depósitos Banco Comercial Português Fundo de Resolução BCP CGD Estado Governo CoCos António Domingues lone star
Outras Notícias