Empresas  Portugueses passam pouco tempo na cozinha

Portugueses passam pouco tempo na cozinha

Em 42 potenciais refeições semanais apenas 19 são feitas em casa. As contas são da consultora Kantar Worldpanel, que estudou os hábitos de consumo dos portugueses.
A carregar o vídeo ...
Filipa Lino 01 de abril de 2014 às 18:13

Em 42 potenciais refeições semanais apenas 19 são feitas em casa. As contas são da consultora Kantar Worldpanel, que estudou os hábitos de consumo dos portugueses.

 

O pequeno-almoço e o jantar são as duas refeições que habitualmente são consumidas no lar. No caso da primeira refeição do dia os alimentos escolhidos são o leite, os cereais e o pão com manteiga.

 

“Ainda temos um pequeno-almoço muito tradicional”, diz Sónia Antunes, directora-geral da Kantar Worldpanel Portugal. “Vemos que categorias que se têm desenvolvido noutros países não estão ainda tão presentes, como os iogurtes, ou outras categorias mais inovadoras. Há espaço para que as marcas encontrem mais espaço para crescerem”, considera.

 

O recurso à comida pronta é recorrente nas famílias portuguesas. 75% desses produtos alimentares são consumidos de segunda a sexta-feira.

 

Outra das conclusões deste estudo é que gastamos pouco tempo a cozinhar. O tempo médio de confecção das refeições é de 19 minutos.

 

A constituição do agregado familiar também está a mudar. Nos últimos três anos o número de lares que têm uma ou duas pessoas aumentou 2%. Esse aumento foi verificado em particular na faixa etária entre os 34 e os 45 anos.

 

“Tem vindo a aumentar a idade em que se tem o primeiro filho. Isto condicionará o consumo no futuro porque obviamente lares mais pequenos procuram uma oferta distinta, quer nas marcas quer nos retalhistas”, afirma Sónia Antunes. 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI