Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

3 temas a estar atento nos resultados da Ibersol

A Ibersol, que explora marcas de restauração como o Burger King, Pizza Hut ou KFC, vai apresentar os resultados de 2019 após o fecho da sessão bolsista. O Negócios escolheu três temas a que deve estar atento nessa comunicação.

Bloomberg
Rui Neves ruineves@negocios.pt 17 de Abril de 2020 às 17:16
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

Impacto da covid-19 que levou ao fecho da maioria dos restaurantes


Focalizada no setor da restauração, a Ibersol está a ser fortemente penalizada pela pandemia da covid-19. Na sua última comunicação ao mercado, no dia 30 de março, tinha anunciado que mantinha abertos 161dos seus 350 restaurantes, os quais estariam a funcionar apenas com serviço de entrega ao domicílio e/ou serviço de take away, incluindo "drive thru", com "um baixo nível de atividade e uma operação ajustada à procura". Resultado: o grupo decidiu recorrer ao lay-off simplificado a partir de 1 de abril. É expectável que revele uma estimativa de perdas, mas não se sabe se está em condições de avançar com uma data para a reabertura dos estabelecimentos que estão fechados.

 


Vai distribuir dividendos relativos ao exercício de 2019?

Após dois anos a distribuir um dividendo de 10 cêntimos por ação, será que a Ibersol vai cumprir o provérbio que diz que não há duas sem três? Ou, face ao brutal impacto da covid-19 no seu negócio, e seguindo as recomendações da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), vai optar por não o fazer, acautelando a saúde financeira do grupo? Veremos qual a decisão dos co-líderes Alberto Teixeira e António Pinto de Sousa. Em 2018, a Ibersol registou um resultado líquido de 21,5 milhões de euros e uma facturação de 450,1 milhões.

 

O "soar o sino" da Taco em Portugal foi silenciado pela covid-19

Além de marcas como a KFC, Burger King, Pizza Hut, Pans & Company, Miit ou Pasta Caffé, a Ibersol, a Ibersol anunciou, no final do ano passado, que iria fazer chegar a Portugal mais uma insígnia de restauração – a Taco Bell, de "inspiração mexicana e ambiente californiano", famosa pelos tacos, os burritos e as quesadillas. Na altura, a Ibersol disse que queria fazer "soar o sino da Taco Bell e convidar os portugueses a experimentar a oferta exclusiva desta marca de sucesso". De uma assentada, abriu dois restaurantes da marca – no NorteShopping e no Almada Fórum, e por aqui ficou. Entretanto, chegou a covid-19 e travou a expansão da marca no nosso país.

Ver comentários
Saber mais ibersol covid-19 restaurantes burger king pizza hut kfc taco
Outras Notícias