Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Liga de Futebol fecha novos acordos para explorar mercado asiático

O novo acordo prevê o intercâmbio de futuras parcerias com a liga chinesa de futebol e pode abrir a porta à entrada de mais investidores na Liga portuguesa.

Amândia Queirós
Sara Ribeiro sararibeiro@negocios.pt 26 de Janeiro de 2016 às 13:14
  • Partilhar artigo
  • ...

A entrada de chineses no mundo do futebol português não ficará pelo patrocínio da multinacional Ledman à II Liga.

O presidente da Liga de Portugal, Pedro Proença, aproveitou a viagem a Pequim para se reunir também com o presidente da liga chinesa, Ma Chengquan, e com o vice-presidente da federação chinesa de futebol, Lin Xiaohua. O objectivo? Estabelecer novas parcerias que visam dar força à internacionalização da Liga nacional, principalmente no mercado asiático.

"Da reunião saiu já um princípio de acordo no sentido de estabelecer futuras parcerias que permitirão a abertura, aos clubes portugueses, de um mercado de 1,3 mil milhões de consumidores", segundo um comunicado divulgado esta terça-feira, 26 de Janeiro, pela Liga.

Para firmar este acordo, uma delegação da Liga Chinesa visitará Portugal em breve.

O memorando que vai ser assinado pelas entidades "marcará o arranque de uma relação que ambos desejam duradoura, e sela o início da exploração do mercado asiático, essencial para a internacionalização da Liga Portugal".

Além disso, pode ainda "abrir caminho para a entrada de novas empresas como possíveis investidores no futebol português".

Intercâmbio com Liga Chinesa

O acordo prevê que a Liga Portugal ajude a chinesa "com o seu "know-how" em áreas como o marketing, as competições e o "fair-play" financeiro", detalha a entidade liderada por Pedro Proença.

"Outro aspecto que poderá auxiliar a sua homóloga chinesa tem a ver com o processo de "independentização" [a nível governamental] que está a ser feito em relação à federação chinesa", acrescenta.

A liga chinesa pretende ainda aproveitar a capacidade de Portugal em criar e promover talentos, "sendo que do lado português há o interesse de obter, da liga chinesa, o máximo conhecimento da realidade asiática, num espírito de cooperação institucional luso-chinesa, na linha dos modelos de sucesso desenvolvidos nos últimos anos pelas ligas espanhola e inglesa".

Nesse sentido, "o intercâmbio para futuras parcerias com a Liga chinesa constitui mais um passo na internacionalização da Liga Portugal, aspecto chave no programa para o actual mandato e abre a via da exploração do mercado asiático, à imagem do que aconteceu com clubes grandes das melhores ligas europeias".

O anúncio deste acordo acontece um dia depois da comunicação do patrocínio da multinacional chinesa Ledman à II Liga, que a partir da próxima época vai passar a designar-se LigaPro.

A chinesa anunciou que este acordo implica que os dez melhores clubes do campeonato português recebem todos os anos um jogador chinês. Uma informação que a Liga não confirma, esclarecendo que o assunto ainda está em análise.

A Ledman é especializada no desenvolvimento de soluções LED, como painéis publicitários de utilizados em estádios de futebol.

 

Ver comentários
Saber mais Pedro Proença futebol desporto Liga de Portugal Ledman
Outras Notícias